Dicas & Destinos

5 bairros que farão você se apaixonar por São Paulo

Diversidade de características marca os diversos bairros da cidade mais populosa do Brasil

bairros

Quem deseja se mudar para São Paulo e se juntar aos 12,18 milhões de habitantes, ou que busca conhecer um pouco mais sobre os locais especiais que a cidade guarda, pode ter certeza que diversidade não falta dentro do território paulistano.

São 96 bairros, cada um com sua própria história e características únicas, que fazem de São Paulo não apenas um polo econômico, mas também um polo cultural, que mescla muito do que o Brasil como um todo tem.

Confira alguns dos principais bairros de São Paulo!

Ipiranga

Este bairro localizado na Zona Sul presenciou importantes fatos da história do Brasil, como o grito de Dom Pedro pela independência. Para imortalizar esse episódio, foi feito dentro do Parque do Ipiranga um monumento que recria o momento e também uma cripta onde estão os restos mortais de D.Pedro. Essas atrações e a beleza do parque, por si só, já são suficientes para atrair centenas de visitantes, mas o bairro também tem, além de belos casarões, o Aquário de São Paulo, o Sesc Ipiranga e outras construções históricas, como o Educandário Sagrada Família.

Bairro da Liberdade

No centro de São Paulo fica o bairro da Liberdade, que encanta quem chega imediatamente pelo visual, que lembra a arquitetura japonesa nas fachadas de algumas lojas, nos marcantes postes de rua em formato de lanternas japonesas e no Tori – portal tradicional japonês – da Rua Galvão Bueno.

Tanta tradição foi trazida em 1912 pelos imigrantes vindos do Japão. A comunidade descendente que vive lá até hoje faz questão de não deixar para trás a sua cultura, que marca presença a partir de restaurantes de comida oriental, lojas de produtos importados, locais de expressão religiosa, como o templo budista Busshinji, e festas típicas da Ásia, como o Ano-Novo chinês.

Santana

Quem deseja conhecer um pouco da vida noturna de São Paulo, onde os trabalhadores que movimentam a cidade vão para curtir o happy hour, pode começar visitando Santana, na Zona Norte. Com muitos bares, restaurantes e baladas, a movimentada Avenida Engenheiro Caetano Álvares é o local perfeito para quem deseja agitação. Mas de manhã também há muito o que fazer, como entrar em contato com a natureza no Parque da Juventude, ver a cidade por outro ângulo no  Mirante de Santana ou contemplar a arte de rua no Museu Aberto de Arte Urbana.

Mooca

Considerada um pedaço da Itália no Brasil, a Mooca, localizada na Zona Leste, já foi um bairro industrial e agora é o lar de milhares de habitantes apaixonados pelo local. Os moradores desta pequena Itália brasileira são apaixonados pelo bairro onde vivem.

A Mooca se modernizou muito no século XX, quando começou a ser ocupada, mas não perdeu a tradição, dividindo o espaço entre importantes faculdades e muitas oportunidades de emprego, com pizzarias, cantinas italianas e eventos culturais e religiosos, como a Festa de San Gennaro, uma expressão da fé católica no bairro, que conta com missa, procissão e festejo, lotando as ruas do bairro há quase meio século.

Tatuapé

Ainda na Zona Leste fica o Tatuapé, um dos bairros queridinhos de São Paulo. Majoritariamente residencial, mas oferecendo diversas opções de lazer e compras, como o Shopping Metrô Tatuapé e o Parque do Piqueri, uma das maiores áreas verdes naturais da região, o bairro é alvo de muitos que buscam um bom lugar para morar; a grande vantagem é que há muita variedade de opções de apartamentos e casas à venda no Tatuapé, além de imóveis para alugar também.

8 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

  6. Pingback: Embarque na Viagem

  7. Pingback: Embarque na Viagem

  8. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *