Dicas & Destinos

Passeios históricos imperdíveis para fazer em São Paulo

Conheça alguns dos locais responsáveis por contar a história da cidade

Passeios históricos

Conhecer lugares novos e criar boas memórias é sempre um passeio que vale a pena fazer. A cidade de São Paulo, com 466 anos de história, tem atrações espalhadas por todos os seus cantos que despertam a atenção de quem ama cultura e não tem medo de desbravar os locais que contam o passado do município, incluindo grandes museus, parques e prédios históricos, importantes em vários aspectos para a cidade. Confira quatro lugares para fazer passeios históricos por São Paulo!

Theatro Municipal

O Theatro Municipal de São Paulo foi fundado em 1911 e se tornou um dos cartões-postais da cidade de São Paulo. Ele foi criado como espaço de entretenimento para a elite paulista da época, que exigia que a cidade estivesse à altura de grandes centros culturais. Hoje, o local recebe peças e espetáculos, além de coordenar escolas de música e dança, com a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano. Também é possível fazer um tour guiado para conhecer os detalhes da construção do prédio, com curiosidades históricas e arquitetônicas.

Pateo do Collegio

O local é um dos marcos da cidade, sendo palco da primeira missão jesuíta de SP e ponto onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo. Fica ali o Museu Anchieta, com temas relacionados à História da Companhia de Jesus, História de São Paulo e Cultura Indígena, assim como o Memorial dos Fundadores da Cidade de São Paulo e os edifícios da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, com conteúdo para um passeio que preenche a tarde inteira. O espaço é administrado pela Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas.

Passeios históricos

Parque da Independência

O parque foi inaugurado em 1989, nas margens do córrego do bairro do Ipiranga, e faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro, por ter sido ali que D. Pedro I proclamou o Grito da Independência do país. A área abriga o Monumento à Independência, a Casa do Grito e o Museu do Ipiranga, além de um denso bosque e jardins franceses que colaboram para criar uma atmosfera de realeza. Além de ser um marco histórico para o país, o local é ideal para um passeio divertido e cheio de aprendizado, com entrada franca, playground para crianças e até uma pista de cooper.

Largo da Matriz e Igreja da Freguesia do Ó

E para fechar nossa listinha com os quatro lugares que destacamos para você fazer passeios históricos por São paulo, a Freguesia do Ó é um dos bairros mais antigos da cidade, com 440 anos de existência. Fica ali o largo da Matriz e Paróquia Nossa Senhora do Ó, um dos principais pontos de encontro do bairro e que conta com uma praça cercada de bares e restaurantes, além de ser palco de vários festivais. As várias atrações disponíveis na região, além do bom custo-benefício, são pontos que fazem com que a busca por apartamentos para alugar na Zona Norte aumente.

8 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

  4. Pingback: Embarque na Viagem

  5. Pingback: Embarque na Viagem

  6. Pingback: Embarque na Viagem

  7. Pingback: Embarque na Viagem

  8. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *