Dicas & Destinos

Costa Esmeralda, um dos melhores destinos do verão italiano

Por Renan Ribeiro

Renan Ribeiro, é um brasileiro que vive em Roma há alguns anos, e hoje está compartilhando, com os leitores do Portal Embarque na Viagem, suas experiências e aproveitando para mostrar um pouco desse lugar maravilhoso que é a Itália. Renan, é estudante da História da Arte na universidade “La Sapienza” em Roma, e autor do blog Roma Peregrina – www.romaperegrina.com, um espaço que fala sobre turismo religioso e peregrinação na Itália.

Costa Esmeralda

A Costa Esmeralda na Sardenha, é uma dos lugares mais procurados e desejados pelos turistas de todo o mundo. Nos meses de verão, a ilha italiana da Sardenha se transforma e abre as portas para os amantes da natureza, da boa comida e é claro, do lindo mar cor de esmeralda que nomeia aquela região.

A Costa Esmeralda se encontra na parte norte da Sardenha, entre os golfos de Cugnana e Arzachena na região de Olbia. São aproximadamente 80 quilômetros de litoral, decorados pelo verde da mata mediterrânea em contraste com as rochas e com as mais belas praias de toda a Itália. É também muito conhecida pela sua vida noturna agitada e pelos lugares “alla moda”, além das famosas boutiques de luxo para quem ama fazer compras.

Enfim, a Costa Esmeralda é o destino ideal para quem procura poder relaxar, fazer compras e se divertir, tudo isso em um dos cartões postais mais bonitos da Europa.

Costa Esmeralda

Devido a sua grande extensão, conhecer toda a Sardenha ou mesmo a Costa Esmeralda em uma única viagem seria uma tarefa quase impossível, além de muito cansativa. Entre os inúmeros lugares que merecem uma visita, Porto Cervo, Porto Rotondo e o Parque Nacional da Maddalena, com certeza, não podem faltar na sua lista.

As 10 melhores praias da Costa Esmeralda na opinião de muitos italianos são: Praia Liscia Ruja, La Celvia, Capriccioli, Rena Bianca, Romazzino, Pevero, Baia Sardinia-Cala Battistoni, Cala dei Ginepri e a Praia do Príncipe (Spiaggia del Príncipe em italiano). A praia do Príncipe é caracterizada por um pequeno promontório de granito rosa que a divide formando duas prainhas de areias brancas com águas rasas cor verde esmeralda. A praia recebe esse nome em homenagem ao príncipe Karim Aga Khan IV, que idealizou o projeto turístico da Costa Esmeralda, e o lugar era a sua praia favorita.

A cidadezinha de Porto Cervo é sinônimo de mar e de luxo. Conhecida pelo jet-set internacional, nela se concentram as praias mais bonitas da Costa Esmeralda. O ponto de encontro da cidade é o Terraço panorâmico da Praça e em torno a igreja de Stella Maris, que conduzem às pequenas estradinhas repletas de boutiques como Louis Vuitton, Valentino, Roberto Cavalli, MiuMiu e Prada, além das renomadas joalherias como a Bulgari e claro, vários restaurantes.

O que fazer em Porto Cervo

Sendo uma cidade muito jovem, em Porto Cervo não vamos encontrar relíquias arqueológicas ou construções históricas. Entre as principais atrações, vale a pena destacar a igreja Stella Maris, (chiesa Stella Maris em italiano) caracterizada pelas suas paredes brancas onduladas e pelo seu telhado. Também não podemos esquecer do antigo porto da cidade, com suas casas cor pastel e os yachts iluminados que formam uma paisagem digna de um cartão postal.

Depois de uma breve visita a igreja, um passeio ao porto, das compras e um agradável almoço, é o momento de dedicarmos ao que há de melhor em Porto Cervo, ou seja o mar. Porto Cervo é o lugar ideal para os amantes da vida submarina e dos esportes aquáticos.  Lá é possível fazer excursões em barcos e submersão. A praia mais famosa de Porto Cervo é a praia do Pevero.

Costa Esmeralda

Porto Rotondo

Juntamente com Porto Cervo, Porto Rotondo é considerada como um diamante precioso quando se fala em turismo na Costa Esmeralda. Seu ponto forte é o porto turístico com capacidade para quase 900 embarcações. Essa cidadezinha que nos meses de inverno conta com mais ou menos 1000 habitantes, vê esse numero multiplicar para quase 30 mil nos meses de verão. Muitos artistas, políticos e famosos do jet-set internacional tem uma mansão ali. A arquitetura da cidade é inspirada na cidade de Veneza, e a praça principal de Porto Rotondo se chama Praça São Marco, em homenagem a única praça veneziana.

Parque Nacional da Maddalena (Parco Nazionale della Maddalena)

O Parque Nacional da Maddalena fica na ilha que tem o mesmo nome e faz parte de um arquipélago composto por várias outras ilhas graníticas, peculiares por estarem muito próximas umas das outras e pelas águas transparentes que possibilitam a pratica de vários esportes aquáticos.

Dentre as principais ilhas do arquipélago podemos ressaltar as 7 mais importantes, também conhecidas com “sette sorelle” (sete irmãs). Elas são: A Maddalena tida como a mais importante, Santa Maria, Santo Stefano, Caprera, Spargi, Budelli e Razzoli. La  Maddalena encanta por suas praias de águas cristalinas e areias brancas e pela usa fauna incontaminada.

Costa Esmeralda

Como chegar

Dos principais aeroportos italianos partem voos diários para o aeroporto de Olbia que fica a mais ou menos 30 quilômetros de distancia da Costa Esmeralda.

Também é possível chegar a Costa Esmeralda via mar, graças aos navios que partem dos principais portos italianos, como o porto de Civitavecchia ou o de Gênova. É aconselhável alugar um carro para uma melhor locomoção na ilha, já que as atrações são distantes entre si.

Onde dormir

A Costa Esmeralda é dotada de uma boa rede hoteleira. Existem inúmeros resorts, hotéis e casas de temporada para todos bolsos.

Costa Esmeralda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *