Hidratação no inverno: como se manter saudável em temperaturas mais baixas?

Entenda a importância da hidratação para o corpo e confira dicas de como se manter hidratado durante o inverno.

Hidratação

Não é somente no verão que precisamos manter nosso corpo bem hidratado. Quando o inverno chega, geralmente, vem acompanhado do tempo seco. Diante disso, há a necessidade de ingerirmos bastante líquidos, de preferência, bebidas leves, além de comidas ricas em água e sais minerais.

Infelizmente, é comum esquecermos de beber água no inverno, o que aumenta os riscos de desidratação, visto que a ingestão do líquido é de suma importância para repormos os sais minerais.

Ademais, um cuidado que deve ser tomado, sobretudo, no inverno, é em relação ao consumo de bebidas alcoólicas, pois, quando ingeridas em excesso, também podem levar à desidratação, além de causar efeitos prejudiciais ao nosso sistema nervoso central.

Sobre os exercícios físicos, é preciso ter uma atenção especial com o alongamento antes do treino, pois, em temperaturas mais baixas, nosso corpo fica com a musculatura mais contraída, potencializando as chances de lesões.

Importância da hidratação no inverno

Durante as baixas temperaturas, a sensação de sede, praticamente, some, mas isso não significa que o nosso corpo não precise de água.

Devido ao fato de perdermos líquido por meio da urina, das vias respiratórias e até da pele, é muito importante manter o corpo hidratado para o organismo funcionar corretamente.

O consumo ideal de água varia de acordo com alguns fatores como peso, idade e tipo de atividades físicas realizadas. Contudo, um adulto saudável precisa ingerir cerca de dois litros de água todos os dias.

5 bebidas para se manter hidratado no inverno

Nessa estação, utilizamos uma maior e mais volumosa quantidade de roupas, o que ocasiona uma transpiração mais acentuada. Sendo assim, é um erro achar que, pelo fato de suarmos menos no inverno, não há a mesma necessidade de beber água como no verão.

A água sempre será a melhor forma de se hidratar, porém, os sucos e os chás também são opções excelentes e trazem inúmeros benefícios. Confira alguns deles a seguir.

1- Água de coco com uva verde e chá de hortelã

Esse suco é ideal para reidratar o corpo, pois diminui as toxinas acumuladas no organismo, além de ser bastante refrescante, graças à hortelã.

2- Suco de frutas antioxidantes

Frutas como morango e uva, por exemplo, são ótimas antioxidantes. Com o adicional da couve, o suco fica delicioso. No entanto, é importante consumi-lo na hora em que for feito, para que suas propriedades sejam mantidas

3- Suchá de maracujá com manjericão e canela

Além de auxiliar na hidratação, esse mix de suco com chá contribui para saciar a fome e é um termogênico muito bom.

4- Suco de melão

Por ser composto por cerca de 80% de água, o melão é uma excelente opção para hidratar o corpo. Ademais, ajuda na desintoxicação do organismo.

5- Chá caiçara

Esse tipo de chá mate misturado com limão e água com gás é uma boa opção para hidratação, combatendo a azia e a má digestão.

Dicas para manter a hidratação corporal

Abaixo, veja algumas dicas que te auxiliarão a manter o seu corpo hidratado em todas as estações do ano.

  • Não é necessário sentir sede para se hidratar, portanto, crie o hábito de beber água sempre;
  • Ingira, no mínimo, dois litros de água diariamente;
  • Bebidas alcoólicas desidratam. Ao bebê-las, intercale-as com alguns copos de água;
  • Algumas pessoas não gostam muito de água. Nesse caso, substituí-la por sucos de frutas pode ser uma boa opção;
  • Consuma chás;
  • Beba água após a realização de exercícios físicos;
  • Para os idosos, beber água frequentemente é essencial, pois, eles têm 25% menos líquido no corpo;
  • As crianças perdem bastante água corporal. Por esse motivo, mesmo durante o inverno, os pais devem ficar atentos,
  • Ingira alimentos hidratantes, como frutas vermelhas, pêssego, abacaxi, melancia, pepino, abobrinha, cenoura e tomate. Esses alimentos são ricos em minerais e vitaminas que ajudam a manter o corpo hidratado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *