Variedades & Tecnologia

Quais documentos preciso para mudar de país?

Algumas dicas e truques em relação a documentação que podem te ajudar a mudar de país de forma organizada

mudar de país

Sair do país é o sonho de inúmeras pessoas, de todas as idades e gerações, passar por todos os processos que envolvem essa mudança nem sempre é fácil, ainda mais se considerarmos que existem pequenas diferenças e detalhes que mudam os processos de uma pessoa para outra, podendo facilitar ou complicar os planos de mudar de país ainda mais, como por exemplo a cidadania, os tipos de visto, documentos exigidos, etc.

O processo para mudar de país além de ser burocrático, ele leva tempo exige apresentação de documentos e comprovações de renda, mas pode te trazer menos dor de cabeça se você se organizar com dinheiros, processos e documentos. 

Alguns detalhes que é preciso esclarecer, para cada país um tipo de documentação é exigida e caso você inicie esse processo o Consulado do país escolhido será seu grande grande companheiro nos próximos meses.

Quais documentos são necessários para a mudança de país:

  • Passaporte
  • Visto
  • Certidão negativa de INSS 
  • Carteira de motorista
  • Seguro saúde e vacinas
  • Certidão de nascimento
  • Diploma

Passaporte

O passaporte é onde ficam registrados sua entrada e saída de cada país, é o local que você encontra o visto de permanência e é o documento que irá servir como sua identificação durante todo o tempo que você residir lá foram. Funciona quase como um RG internacional. É importante reforçar que independente do tempo residindo fora do país, é extremamente necessário andar sempre com seu passaporte, para caso precise apresentá-lo e confirmar que está legalmente no país, e claro tomando os devidos cuidados para não perdê-lo, o que pode trazer inúmeras implicações.

Visto

Apesar de não ser exigido para alguns países quando a viagem é exclusiva para turismo, o visto é uma das principais documentações quando se trata em viajar e torna-se mais indispensável quando falamos sobre mudar de país. O visto é um dos maiores problemas na mudança, por não serem concedidos muitas vezes e exigirem diferentes documentações, além disso, existem diferentes tipos de visto, como de estudantes e de emprego. Algumas vezes quando a mudança é motivada por uma transferência de empresa, quem se responsabiliza pelo pagamento e liberação dos mesmo é a própria companhia.

Certidão negativa de INSS

A certidão negativa de INSS é um documento interno que comprove sua legalidade perante o governo brasileiro, através dela o indivíduo comprova que não está fugindo de nenhuma situação ou dívida. É um documento que pode ser retirado pelo CPF ou cnpj, sendo possível comprovar a regularidade tanto como pessoa física, como jurídica em caso da existência de uma empresa aberta.

Carteira de motorista

A carteira de motorista é chamada de PID – Permissão Internacional para DIrigir, o processo de retirada desse documento é extremamente fácil e rápido e deve ser feito no Detran. 

A funcionalidade dele é justamente regulamentar a sua carteira de motorista no mundo, não deixando então de ser uma carteira de motorista traduzida para diferentes línguas, inclusive com a mesma data de validade que a brasileira.

Seguro saúde e vacinas

O seguro saúde funciona exatamente da mesma forma que aqui no Brasil, é preciso se assegurar e garantir sua compra/plano antes de deixar o Brasil. Em alguns casos o seguro continua com você mesmo com a mudança posterior de país. A importância desse documento é relacionado ao seu conforto em saber que se algo acontecer é possível buscar um hospital ou médico que terá ajuda, uma vez que se pode garantir qualidade na saúde pública em todo o mundo. 

Já a carteira de vacinação, assim como a carteira de motorista é necessário retirar a sua versão internacional e carregá-la com você, assim como é necessário atualizá-la antes de sair tomando as vacinas pendentes aqui do Brasil, além de tomar as obrigatórias do país a ser residido.

Certidão de nascimento

Em alguns casos é necessário apresentar, logo é importante ter essa documentação juramentada por precaução. 

Diploma

Para pessoas que mudaram de país por conta de um trabalho ou em busca de um trabalho é importante levar consigo o diploma brasileiro, como comprovação de escolaridade, profissão e até mesmo do currículo.

Alguns outros pontos que devem ser levados em consideração, toda documentação deve ser traduzida e juramentada, esse processo tem um valor alto para ser feito, mas sem isso nenhuma documentação sua é válida. Além disso, antes de deixar o país, pode ser muito resolutivo se você digitalizar todos os documentos importantes que está deixando no Brasil e deixar em um lugar de fácil acesso, seja no e-mail, nuvem ou HD.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *