Variedades & Tecnologia

7 motivos para adotar um cachorro vira-lata

Os vira-latas são pets com infinitas qualidades e que, depois de adotados, vão trazer alegria ao tutor

vira-lata

Todo cachorro é maravilhoso à sua maneira, mas os vira-lata têm um lugar especial no nosso coração. Conhecidos como SRD (sem raça definida), esses pets são supercarinhosos, inteligentes e trazem muita alegria. Ao adotar um cãozinho SRD, você não só ajudará a evitar lotação em abrigos, como também poderá tirar o bichinho da rua da rua.

Além disso, ao cuidar do seu cachorro vira-lata, não só o pet será muito feliz com uma nova família, mas todos os membros dela poderão aproveitar momentos inesquecíveis de diversão e muito carinho.

Eles são amorosos 

Essa não é uma qualidade que apenas os vira-latas têm. Qualquer cão de resgate que você adotar vai te amar incondicionalmente. Não importa se você resgatar um filhote de cachorro com pedigree que não conseguiu encontrar um lar ou um SRD, qualquer bichinho que você tire de uma situação assustadora e leve para um lugar amoroso fará tudo o que você pedir.

É por isso que é sempre uma boa ideia adotar em vez de comprar — há tantos cães de todas as raças imagináveis em abrigos que gostariam de ter um tutor para chamar de seu.

Eles vivem mais tempo

Embora desejássemos que fosse o caso, nenhum cachorro é imortal. Contudo, cães sem raça definida correm menos risco de certas doenças das quais os de raça pura sofrem. Os vira-latas, nesse caso, podem ter uma vida mais saudável, sem que seja preciso gastar horrores com custos veterinários. 

Isso ocorre porque uma das características definidoras de uma raça envolve a criação de cães que compartilham muitas dos mesmos traços físicos. Com o tempo, a variação genética de qualquer espécie pura diminui, então, esses pets começam a apresentar problemas de saúde por endogamia.

Os vira-latas, por outro lado, praticamente, definem a variação genética. Eles têm tanta participação de tantos tipos diferentes de cachorros que são muito menos propensos a desenvolver problemas congênitos.

Você salva uma vida

Quando você adota um cão sem raça definida, há uma chance muito boa de você salvar uma vida. Cães de raça pura, mesmo os que acabam em abrigos, são adotados mais rápido que os vira-latas, porque são vistos como mais desejáveis.

Também vale a pena notar que, mesmo que você adote de um abrigo, está salvando uma vida porque abrirá espaço para outro cão ser trazido da rua.

São pets de todas as formas e tamanhos 

Basta uma caminhada pelo corredor de um abrigo ou uma espiada em um evento de adoção mais próximo para que você veja que pode escolher um vira-lata de qualquer forma, tamanho e cor.

Você pode adaptar o tamanho do seu cão ao seu estilo de vida. Por exemplo, se você quer um companheiro de corrida, procure um cachorro com pernas mais longas. 

Cães menores podem ser mais fáceis de cuidar em uma casa menor. Você também pode encontrar um cão com uma aparência específica, como orelhas caídas ou espinhosas, pelagem curta, fina ou longa e qualquer variação do formato do rosto.

Você não precisa gastar uma fortuna

Cães de raça podem custar muito dinheiro. Os pets SRD custam apenas uma pequena taxa em abrigos ou podem até sair de graça. Desse modo, sobrará capital para comprar todos os brinquedos para o pet.

Eles se dão bem com crianças e com a família 

Os vira-latas são conhecidos por suas personalidades impressionantes, simpatia pelas crianças e capacidade de se adaptar a um ambiente familiar. Talvez, você precise socializar seu cão, dependendo da criação, mas isso é bastante simples.

Vale notar que muitas crianças preferem um cão de raça misturada. Isso acontece por causa do jeito como os vira-latas gostam de chamar atenção das crianças e pela afeição do pet com aqueles que o amam.

Você pode inspirar outras pessoas a adotarem um vira-lata

Ao adotar um cãozinho indefeso das ruas ou de um abrigo, você servirá de inspiração para os amigos e os parentes. Assim, quem sabe, pode ser um estímulo para que eles também façam o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *