Variedades & Tecnologia

De gigantes a desconhecidos: os clubes há mais tempo campeões nacionais

Eles vêm dominando suas ligas locais com vários títulos consecutivos

campeões

Chegar ao topo de uma liga nacional não é tarefa fácil! Na Europa chegar e se manter por muito tempo como dominante no cenário local é uma missão ainda mais desafiadora. Os campeonatos são organizados, contam com pelo menos algumas equipes com condições de serem campeãs e esses favoritos ainda, normalmente, precisam dividir as atenções entre as competições de seu país e outras da UEFA. Com tudo isso, nem sempre só ter um elenco qualificado é o que basta para reinar absoluto por muito tempo.

Bom, pelo menos isso para uma boa parte da Europa. No meio de tanta competição difícil é possível encontrar times que desafiam a lógica, que vão conquistando título nacional atrás de título nacional. São pelo menos 10 equipes que não perdem o posto de majestade na divisão de elite de seu país há pelo menos meia dúzia de anos. Eles vão desde a equipes gigantes que vemos chegando longe na UEFA Champions League até à clubes de nações onde o futebol não é tão forte. Abaixo, confira quem são eles!

8 títulos consecutivos (quatro equipes)

Nunca na história das principais ligas europeias uma equipe tinha conquistado oito títulos da divisão de elite em sequência. Isso até a Juventus alcançar esse feito na Itália na última temporada. Dominando a Serie A desde 2011/2012, a Velha Senhora já teve campanhas em que ganhou com folga e outras em que disputou ponto a ponto o caneco.

Quem também está nesta mesma sequência é o Celtic, da Escócia. Antes do Rangers decretar falência, o lado verde da capital já vinha dominando o futebol no país; isso só aumentou quando perdeu seu principal concorrente. Ao que tudo indica, o time octacampeão escocês vai virar eneacampeão ao final da temporada atual.

Com menos fama aparecem o Ludogorets Razgard, da Bulgária, e o The New Saints, do País de Gales.

7 títulos consecutivos (duas equipes)

Muitos tentaram, mas ninguém consegue acabar com a hegemonia do Bayern de Munique. Iniciada em 2012/13, quando destronou o Borussia Dortmund, a sequência de sete títulos veio quase todas sem muitas ameaças. Mesmo nas temporadas mais irregulares, os bávaros campeões sempre conseguem se desgarrar dos demais candidatos ao título e conquistam o caneco com folga. Na temporada atual, a briga com os aurinegros e com o RB Leipzig segue apertada, mas a oitava conquista está bem encaminhada.

Igual ao Bayern o APOEL, do Chipre, também vem de um sequência de heptacampeonato. O maior clube do país com frequência disputa a Liga dos Campeões, o que mostra a sua força não apenas no cenário local, mas na Europa como um todo.

6 títulos (quatro equipes)

O mais famoso dos quatro clubes hexacampeões é o RB Salzburg, da Áustria. Um dos grandes reveladores de jogadores campeões da Europa, o time gerido pela Red Bull mostra muita capacidade de se reinventar. Mesmo perdendo peças importantes, consegue repô-las a altura para voltar a ser campeão na temporada seguinte.

Quem também vem conquistando um título nacional atrás do outro desde 2013/2014 são Qarabag, do Azerbaijão, Santa Coloma, de Andorra, e Astana, do Cazaquistão.

E o maior recorde da história?

De dois pequenos países europeus vêm o recorde de títulos da primeira divisão em sequência. Durante incríveis 14 temporadas, o Lincoln, de Gibraltar, e o Skonto, da Letônia, reinaram em seus campeonatos com taças consecutivas. O primeiro alcançou o feito entre 2002/03 e 2015/16, enquanto o segundo conseguiu isso nos anos de 1991 a 2004.

Fonte: Betsul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *