Variedades & Tecnologia

PlayStation 5 (PS5) será vendido no Brasil por 5 Reais

Em ação inédita o novo console da Sony teve o preço revelado nesta quarta-feira (1º de abril) e o PlayStation 5 (PS5) custará R$ 5,00. Mas atenção, a promoção só vale para as moedas de cinco reais em homenagem aos 50 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos cunhada em Ródio com detalhes em açafrão.

ps5

Confira alguns destaques do PS5

Armazenamento e velocidade

A promessa da Sony é que o PlayStation 5 seja o console mais rápido da geração. O SDD – armazenamento principal usado pelo PS5 – virá, de fábrica, com 825 GB de armazenamento interno, com largura de banda de leitura de 5.5 GB por segundo. Com esses números o console promete extrema rapidez para leitura de jogos e carregamento de telas. 

A memória para jogos também será expansível, mas somente com HDD, os discos rígidos tradicionais. Assim como acontece no PS4, o aparelho vai permitir ligar um HD externo para guardar mais games.

Jogos do PS4 vão rodar no PS5

O PS5 chegará com retrocompatibilidade de fábrica para games de PS4, com isso, será possível rodar games do console anterior no novo aparelho, basta ter o disco ou baixar sua versão digital.

Em nota, a Sony não informou quais jogos terão essa possibilidade, declarou apenas que a maioria dos 100 jogos de maior sucesso do PS4 funcionou com sucesso no PS5, mas não revelou nomes.

O design do PS5 e de seu controle permanecem um mistério. Esses e outros detalhes, como preço, devem ser anunciados em outra data, antes do lançamento – ainda agendado para o final do ano. 

Especificações do PS5:

  • CPU: x86-64-AMD Ryzen™ “Zen 2” / 8 Tópicos / 16 fundamentais / Frequência variável, até 3.5 GHz;
  • GPU: mecanismo de gráficos baseado em AMD Radeon™ RDNA 2 / Aceleração de traçado de raios / Frequência variável, até 2.23 GHz (10.3 TFLOPS);
  • Memória do Sistema: GDDR6 16 GB / Largura de banda de 448 GB/s;
  • SSD: 825 GB / Largura de banda de leitura de 5.5 GB/s (Raw);
  • Disco de Jogo PS5: ultra HD Blu-ray, até 100 GB/disco;
  • Saída de Vídeo: suporte a TVs de 120Hz 4K, TVs 8K, VRR (especificado pelo HDMI versão 2.1);
  • Áudio: Tempest 3D AudioTech.

O título e o primeiro parágrafo não são verdade

Se você chegou até aqui é hora de te falar que parte dessa notícia é uma brincadeira para o dia 1º de abril. Então, fora o valor de R$ 5,00 (cinco reais), todas as outras informações são verídicas e foram publicadas no Blog da PlayStation (leia aqui). O PlayStation 5 está chegando e seu lançamento está previsto para o final de 2020, você pode assinar a newsletter da Sony Interactive Entertainment para ser um dos primeiros a receber as atualizações assim que forem anunciadas, inclusive notícias sobre a data de lançamento do PS5, o preço e a futura lista de jogos que serão lançados com o novo console.

Fizemos essa brincadeira para alertar sobre o perigo das fake news

Algumas mentirinhas, como as da tradição deste 1º de abril, Dia da Mentira, são brincadeiras ingênuas. Outras, no entanto, apresentam grande perigo social. São as fake news (notícias falsas), que podem enganar eleitores ou consumidores e destruir reputações. Por isso é essencial que você desconfie de frases repetidas com dados exagerados, saiba que em notícias falsas, o título pode dizer uma coisa e o conteúdo ser outro. Por isso, leia tudo. E sempre confirme a data da publicação da informação, pois recuperar uma informação velha, repaginar e redistribuir o dado como se fosse atual é fácil e muita gente faz. Outra prática é o compartilhamento de uma notícia antiga como se tratasse da atualidade. Mico total.

Sobre o Dia da Mentira

O “Dia da Mentira” certamente é uma história que não começou aqui no Brasil, mas nós herdamos.

O hábito de brincar com essa data é universal e vem sendo difundido há séculos. A origem das brincadeiras com esse dia é desconhecida, mas a versão de que começou no século 16, com a mudança para o calendário gregoriano, que trocou a comemoração do Ano Novo para 1º de janeiro (antes comemorado entre 25 de março e 1º de abril, o primeiro dia da primavera na Europa) é a mais famosa. Consta que a troca custou a ser assimilada e quem continuava comemorando na antiga data era chamado de “bobo de abril”. Essas pessoas eram vítimas de “trotes” e para elas, em 1º de abril, se contavam as maiores mentiras.

Na Inglaterra, quem “cai em 1º de abril” é chamado de noodle (pateta); na Escócia, de april gowk (tolo de abril); nos Estados Unidos, de april fool (bobo de abril) e na França, quem ‘cai’ nas brincadeiras do primeiro de abril é chamado de poisson d’avril – “peixe de abril”. As explicações para o apelido são muitas e uma delas é a respeito dos peixinhos que aparecem em grande quantidade nos meses de abril, quando é início da primavera na França. São tantos peixes que fica fácil pegá-los com anzol. Então, as pessoas que são ‘fáceis de pegar’ no dia primeiro ficaram famosas por serem os peixes de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *