Viajar com conforto: dicas para manter a saúde física em longos deslocamentos

Se você for realizar uma longa viagem, é mais que fundamental cuidar da sua saúde física. Confira as melhores dicas!

saúde física

Todo mundo sabe que viajar pode ser uma atividade extremamente prazerosa. No entanto, o percurso para chegar até um lugar exige alguns cuidados, principalmente, se a locomoção for realizada por carro ou ônibus.

É preciso, então, tomar cuidado em como sentar-se, a postura da coluna, a comodidade da perna, entre outros quesitos. Afinal, ninguém quer chegar ao destino sentindo dores, correto?

Pensar na saúde física durante longos deslocamentos é fundamental. Tendo isso em mente, preparamos esse artigo com as principais dicas que evitarão desagrados. Se você está prestes a viajar, ou se interessou pelo assunto, basta continuar a leitura para saber tudo!

Tome cuidado com a sua postura

Quando realizamos longas viagens em carros, aviões ou ônibus, nossa postura pode ficar prejudicada, resultando em intensas dores nas costas. Isso deve-se, principalmente, porque a curvamos em um ângulo inapropriado.

Por isso, tenha cuidado com a posição da sua postura. Quanto mais ereta, menores serão as chances de desgastes ou machucados. Dessa forma, você terminará o trajeto pronto para aproveitar tudo o que o novo destino pode proporcionar.

Faça adaptações necessárias no veículo

Sabemos que os bancos dos veículos podem parecer desconfortáveis, mas na maioria dos casos, é possível realizar adaptações, priorizando um maior conforto. Caso você viaje com um veículo autônomo, teste no dia anterior qual é a melhor postura para você. Além de priorizar as costas, não se esqueça de pensar onde suas pernas estarão acomodadas e se as suas mãos estarão confortáveis ao pilotar o volante.

Realize paradas periódicas

Ao longo de seu trajeto, realize paradas periódicas para descansar um pouco e respirar um ar fresco — essa dica é primordial para os motoristas! Nessas paradas, tire um tempo para você, seja comendo algo saudável ou, até mesmo, realizando atividades relaxantes, como yoga. Ao desembarcar no destino, verá que a sensação de cansaço será bem menor, resultando em maior disposição para o resto da viagem.

Não esqueça de tomar bastante líquido

Ingerir líquidos, principalmente água, durante o trajeto, evita com que uma desidratação ocorra. Lembrando que esse mal pode causar: visão embaçada, tonturas, sonolência, dor de cabeça e prisão de ventre. Resumindo, tudo o que não desejamos para uma viagem perfeita. O recomendado é que sejam consumidos, no mínimo, dois litros de água por dia. Então, reserve a sua garrafinha pessoal e não esqueça de enchê-la ao longo do dia.

Evite longos períodos com ar condicionado

Sabemos que viajar, principalmente, de carro ou ônibus pode provocar extremo calor dentro do veículo. Quando isso acontece, a primeira coisa que fazemos é ligar o ar condicionado, correto?

Por mais que a sensação seja aliviada, não é recomendado ficar durante um longo tempo sobre interferência do ar condicionado. Os principais problemas são: o nariz ficar entupido com o passar do tempo, além de piorar sintomas de quem sofre de doenças respiratórias.

Alimente-se bem

Não deixe de levar frutas para serem degustadas, ao longo do período da viagem, para saciar a fome que bate. Caso realize grandes paradas, priorize alimentos leves, que não trarão sensação de desconforto ao estômago.

Admire a vista

Vai realizar uma viagem com a família ou até mesmo com amigos: que tal parar em certos pontos para admirar a vista? Sabemos que Brasil afora existem lindas estradas e horizontes que merecem ser admirados. Nesses intervalos, não deixe de tirar uma linda foto para guardar de recordação. Isso fará bem para a sua saúde física e psicológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *