Esporte & Aventura

Jogos Olímpicos será em 2021 e chama olímpica ficará no Japão

Olimpíada de Tóquio, no Japão, é adiada por até 1 ano em função da pandemia de coronavírus. O evento manterá o nome Tóquio-2020.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta terça-feira (24) que chegou a um acordo com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, para adiar a Olimpíada de Tóquio 2020 por um ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em nota oficial, o COI informou que “a disseminação sem precedentes e imprevisível do surto está deteriorando a situação no mundo”, e citou o que foi dito ontem pelo diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, sobre a pandemia estar se “acelerando”, com mais de 375 mil casos confirmados em quase todos os países do planeta.

“Nas circunstâncias atuais e com base na informação fornecida pela OMS, o presidente do COI e o primeiro-ministro do Japão concluíram que a Olimpíada de Tóquio deve ser adiada para além de 2020 (…) para garantir a segurança dos atletas, de todos os envolvidos nos Jogos e da comunidade internacional”, diz o comunicado.

“Os líderes concordam que a Olimpíada de Tóquio é um farol de esperança para o mundo durante esses tempos difíceis, e a chama olímpica pode se tornar a luz no fim do túnel no qual o planeta se encontra agora. Por isso, foi determinado que a chama olímpica permanecerá no Japão”, informa a nota.

Jogos no Japão ocorrerão até, no máximo, agosto de 2021

As Olimpíadas, portanto, deverão ser realizadas em 2021. Mesmo assim, o nome oficial do evento será Tóquio-2020, de acordo com o governador de Tóquio, Yuriko Koike.

A chama olímpica, já acesa na Grécia, ficará no Japão.

Japão

A Olimpíada já foi adiada três vezes na história moderna: em 1916, 1940 e 1944, todas as vezes em razão de guerras.

As medidas de contenção do coronavírus, que em muitos países incluem a proibição de viagens, interromperam os jogos eliminatórios para as Olimpíadas. Muitos dos atletas não podem sair de casa por causa das medidas de isolamentos impostas.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *