Dicas para evitar desconforto em voos longos

Se movimentar mesmo sentado, caminhar pelo avião, focar ma respiração e alongar as panturrilhas são as principais dicas para evitar desconforto em voos longos.

desconforto

A regra básica para prevenir o desconforto físico causado pelos voos longos é não ficar mais de uma hora parado, afirmou, ao jornal Folha de São Paula, a fisioterapeuta Ana Carolina Lucato.

Isso porque quanto menos movimento o corpo fizer, menor será a lubrificação nas articulações. Vale trocar a perna que está cruzada ou o lado escolhido para deitar no encosto. Ela também recomenda fazer movimentos circulares com os tornozelos e elevar o joelho até o tronco.

Já que passamos boa parte do trajeto sentados, o ideal é tirar alguns momentos para caminhar pelo corredor do avião, diz Lucato. Uma caminhada de poucos minutos já ativa a circulação sanguínea.

Vivian Wolff, especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI), também conversou com a Folha de São Paulo, e disse que os exercícios ajudam a relaxar e a evitar a sensação de ansiedade para chegar ao destino.

Para a coaching, por o foco na respiração regula o estresse e melhora o humor, Wolff indica que prestar atenção na entrada e na saída do ar como se fosse um exercício pode ser feito durante todo o voo, e aposta que ao fazer na segunda metade do trajeto é o ideal, uma vez que o corpo, já mais cansado, precisa desse controle.

A coach Vivian Wolff recomenda que é muito importante fazer exercícios mais completos para os membros inferiores quando estiver em pé é dia que ao inspirar, elevar os calcanhares subindo na ponta do pé e, ao expirar, repousá-los, repetir o movimento umas cinco vezes é o ideal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *