Variedades & Tecnologia

Música, uma inspiração para viajar pelo Brasil

Artistas brasileiros escreveram canções inspirados em locais que fazem parte de seus cotidianos, locais onde nasceram, cresceram ou apenas visitaram. Você já ouviu alguma música que falava de um lugar com tantos detalhes e com tanto carinho que te fez querer visitá-lo? Confira alguns destinos que se tornaram inspiração para a criação de pérolas da música nacional.

viajar pelo Brasil

O Brasil é um país tropical. Por esse motivo, dê prioridade a roupas leves e frescas, principalmente no verão. Por suas proporções continentais e diferentes regiões, o País apresenta grandes variações quanto ao clima, relevo e vegetação… Oi? Mas o que isso tem haver com essa matéria? Pergunte ao Jorge Ben Jor já que ele mora num país tropical, abençoado por Deus e E bonito por natureza (Mas que beleza!).

Quantas pessoas já tiveram interesse em saber sobre o que ocorre quando se cruza a Ipiranga e a Avenida São João, já que Caetano Veloso canta que algo acontece em seu coração, na música Sampa.

“Moça do corpo dourado do sol de Ipanema, o seu balançado é mais que um poema. É a coisa mais linda que eu já vi passar.” Quantas pessoas do mundo inteiro já devem ter se sentido inspirados a visitar o bairro de Ipanema ao ouvir a música sobre essa garota “mais linda e mais cheia de graça” que tornou o bairro conhecido mundialmente?

“Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas. Despem-se pros maridos, bravos guerreiros de Atenas.”… Mulheres de Atenas, de Chico Buarque de Holanda, faz referência a aspectos da sociedade ateniense do período clássico. Composta em 1976, em plena ditadura militar, a letra pode até ser confundida com uma apologia à submissão feminina, mas a canção sugere que se faça o contrário, tornando o texto um hino contra essa submissão às regras patriarcais.

A paixão de Carlos Moura por Maceió é cantada em Minha Sereia. “Mergulhar no azul-piscina, no mar de Pajuçara. (…) E as jangadas partindo pra o mar pra pescar, minha sereia, Maceió, minha sereia!”. Abaixo a interpretação da banda Forró com Mel.

“É bom passar uma tarde em Itapuã, ao sol que arde em Itapuã, ouvindo o mar de Itapuã, falar de amor em Itapuã”… Quem nunca quis ver as praias de Itapuã para ver se Vinícius de Moraes estava certo? No início da música você ainda vai ouvir um portunhol bem maroto, confira.

“Que beleza! Maravilha! Quem não dança segura a criança! Do Leme ao Pontal Não há nada igual”… Sim, Tim Maia estava certíssimo! Aqui coloquei a versão do Monobloco com Pedro Quental, em um poutporri que tem o descobridor dos sete mares com Angra dos Reis e Ipanema, Iracema, Itamaracá, Porto Seguro e São Vicente com braços abertos sempre a esperar.

Ouça nossas playlists no Spotify, acesse open.spotify.com/user/embarquenaviagem.

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *