Variedades & Tecnologia

Beacons: Santa Catarina alia o digital à experiência turística

Com a implementação dos Beacons, os 10 municípios que integram a Costa Verde & Mar em Santa Catarina se posicionam nas boas práticas das SmartCities (cidades inteligentes) na vertente do turismo.

Beacons

O sistema de beacons consiste num serviço de notificação automática, feito através de transmissores que enviam informações por bluetooth para os smartphones ou tablets, tendo em conta o local em que os mesmos se encontram. O objetivo da CITMAR (Entidade Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar) é munir turistas e cidadãos com informação útil e enriquecedora durante sua visita aos municípios que integram a Costa Verde & Mar em Santa Catarina, tornando-a uma experiência diferenciadora.

“O levantamento das informações que obtemos com a tecnologia nos dá um panorama completo dos visitantes, se eles curtiram a atração, se foram conferir mais dados no site, quantas pessoas visualizaram e até se compartilharam nas redes sociais”, explica a atual presidente do Colegiado de Secretários de Turismo da Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), Zene Drodowski. Com este perfil, é possível pensar em ações futuras mais assertivas, para atingir o público que está interagindo. Ou ainda pensar em como chegar àqueles que ainda não seguiram adiante, apesar de já terem percebido a presença da tecnologia.

A informação é trabalhada de forma a despertar a atenção dos visitantes sobre determinados locais, ao difundir informação pertinente sobre os mesmos, seja ela relativa a eventos, história, ou curiosidades. A tecnologia funciona como um guia virtual e passa a operar quando a pessoa chega a 70 metros de distância do Beacon, pois ele emite um sinal que é recebido pelo smartphone ou tablet. À medida com que a pessoa se desloca, o dispositivo envia as informações dos pontos cadastrados de acordo com local que a pessoa está vendo no momento. Aqueles que utilizam tecnologia Android recebem o contato de maneira instantânea (mensagem via push), sendo necessário apenas deixar o GPS e o bluetooth ligados, além do acesso à internet. Já os usuários de IOS precisam fazer download do App TagCity.

Os locais foram selecionados com base no Roteiro Cultural e nos principais atrativos da Costa Verde & Mar. Os 10 municípios que integram a Costa Verde & Mar são: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo.

Os Beacons estão ativos desde o dia 16 de janeiro, e os locais com mais visualizações até agora foram a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento e o Museu Histórico de Itajaí que, pela proximidade, dividem o mesmo dispositivo.  Os relatórios emitidos indicam quantidade de pessoas on-line, o número dos que participaram, quantidade de visualizações, quem acessou o conteúdo no site, os pontos turísticos favoritados e os que foram compartilhados. A aplicação permite ainda proporcionar a cidadãos com necessidades especiais, um recurso inclusivo de acesso à informação turística.

Beacons Beacons

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *