Variedades & Tecnologia

Dicas de viagem antes do programa A Voz do Brasil

A Lei que flexibiliza o horário do programa de rádio “A Voz do Brasil” entrou em vigor na última quinta-feira (5) e agora poderá ser veiculado pelas emissoras de rádio entre 19h e 22h e não mais obrigatoriamente das 19h às 20h. Com isso, a JB FM passa a transmitir “A Voz do Brasil” das 21h às 22h, assim, o Painel JB 2ª edição – programa que mistura música e as principais notícias do dia – ganhou mais uma hora de duração, sendo transmitido das 17h às 20h e o Boletim Embarque na Viagem passa a figurar como encerramento do bloco das 20 horas, sendo a última atração antes do programa obrigatório “A Voz do Brasil”. Às 22 horas, a programação da rádio retorna com toda a elegância que a faz líder há mais de 16 anos.

O boletim vai ao ar de segunda a sexta-feira, entre 20h55 e 21 horas. Para ouvi-lo basta sintonizar 99,9 FM no Rio de Janeiro e região metropolitana. Pelo mundo, acesse o player no site jb.fm, o link no Portal Embarque na Viagem – embarquenaviagem.com ou baixe o aplicativo disponível na AppStore para dispositivos iOS e no GooglePlay para Android.

dicas de viagem

O programa “A Voz do Brasil”

Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados), os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o Poder Executivo. A produção dos demais 35 minutos é de responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário. A Voz do Brasil alcança hoje cerca de 60 milhões de brasileiros e é transmitida em todas as emissoras de rádio do país.

A Voz do Brasil é o programa de rádio mais antigo do país e do Hemisfério Sul ainda em execução. Essa marca lhe rendeu um espaço no Guinness Book, o Livro dos Recordes, em 1995. Em julho de 1935 foi criado o Programa Nacional, para divulgação dos atos do Estado novo, da era Vargas.

Três anos depois, o Programa Nacional deu lugar à Hora do Brasil, quando passou a ter veiculação obrigatória nas rádios do país, com o horário fixo das 19h às 20h. Em seus primeiros anos, o programa abria espaço para a arte, com execução de músicas e transmissão de radionovelas. Em 1961, o presidente Jânio Quadros costumava usar o programa para transmitir recados escritos por ele de última hora.

O nome A Voz do Brasil foi adotado a partir de 1971. Ao longo dos anos, passou por reformulações. Em 1998, por exemplo, foi incluída uma voz feminina na locução. A abertura do programa, quando uma voz masculina imponente dizia “em Brasília, 19 horas”, tornou-se marca de A Voz do Brasil. Aos poucos, o bordão foi sendo flexibilizado e foram incluídas novas frases de abertura, como “Está no ar a sua voz, a nossa voz, a Voz do Brasil”.

Abertura de “O Guarani”, composta por Carlos Gomes

Apesar de criada no século 19 e aclamada na ocasião de sua estreia, em 1870, em Milão, a ópera O Guarani, de Carlos Gomes, é mais conhecida como o tema de abertura de A Voz do Brasil. A ópera é extensa, com quatro atos, mas os acordes mais conhecidos são os de sua abertura. Os primeiros segundos da peça de Gomes foram escolhidos para anunciar a entrada do programa no ar. O tema de abertura se tornou uma das marcas mais conhecidas do programa.

A ópera foi exibida em sua versão original por décadas. Posteriormente, releituras foram feitas em diferentes estilos, sempre remetendo à cultura nacional. Versões de samba, axé e capoeira já foram usadas no programa.

A flexibilização

O projeto de lei tramitou no Congresso durante cinco anos, e o texto aprovado prevê que o Poder Executivo regulamente casos excepcionais de flexibilização e dispensa de retransmissão. O texto ainda determina que as emissoras de rádio informem aos ouvintes, às 19h, o horário em que vão transmitir “A Voz do Brasil”. O projeto que flexibiliza o horário do programa foi aprovado no mês passado pela Câmara dos Deputados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *