Descubra Portugal

Ponte 25 de Abril, uma nova forma de observar Lisboa

Uma descoberta única da Ponte 25 de Abril, uma das mais bonitas do mundo, está agora ao alcance de todos.

Ponte 25 de Abril, uma nova forma de observar Lisboa 1

A Experiência Pilar 7 – a nova atração turística e cultural de Lisboa – promete mostrar a ponte como você nunca viu. A proposta é uma viagem pela história da construção desta grande obra nacional, terminando na ascensão de um elevador até um ponto panorâmico, a uma altura de cerca de 80 metros de altura, onde você vai ter uma visão inédita da cidade, em particular sobre a zona de Belém e o rio Tejo.

Certamente você vai se impressionar explorando esta estrutura, assim como a área exterior ao maciço central do Pilar 7, onde também vai poder conhecer algumas particularidades e curiosidades relacionadas a sua construção.

As curiosidades passam pela maquete original da Ponte 25 de Abril, exposta ao público pela primeira vez, que apresenta uma cronologia histórica com os principais acontecimentos, e outros aspectos singulares, de onde se destaca a relação desta importante estrutura na História de Lisboa/Portugal.

Ponte 25 de Abril, uma nova forma de observar Lisboa 2

A experiência segue entrando no maciço central do Pilar 7 da Ponte 25 de Abril, onde você irá assistir uma homenagem a todos os trabalhadores que ajudaram a erguer esta obra com  projeções 360º sobre a construção da Ponte, onde quatro pequenos filmes mostram as intervenções e sua grandiosidade. É também nesta sala que o azul das águas do rio Tejo envolve o visitante que, subindo numa plataforma, emerge destas águas virtuais e contempla uma réplica da Ponte 25 de Abril. Chegando no topo da plataforma, é possível apreciar as principais amarrações dos cabos de sustentação da Ponte, bem como sentir, ouvir e ver a aproximação do comboio que faz a travessia entre as duas margens.

Após esta experiência, uma escada suspensa dá acesso a uma outra sala onde um conjunto de espelhos superiores e inferiores possibilita uma visão de profundidade do interior do maciço do Pilar 7. Uma maravilhosa vista da zona ribeirinha da cidade impressiona ao caminhar por um passadiço que conduz ao momento mais aguardado. Localizado à altura da pista da ponte, o mirante com vista panorâmica, uma das principais  atrações do projeto, oferece uma experiência inigualável. A estrutura é constituída por uma plataforma com base em vidro que além de possibilitar novas e incríveis perspectivas de Lisboa e Almada, promete uma experiência única. Os espaços que até agora estavam inacessíveis, como o ponto mais alto dos pilares desta estrutura, passam agora a receber visitações através de experiências em Realidade Virtual.

Ponte 25 de Abril, uma nova forma de observar Lisboa 3

A atração está aberta para visitação diariamente de maio a setembro, das 10:00 às 20:00 e, de outubro a abril, até às 18:00, exceto dia 25 de dezembro.

Fotos de Arlindo Camacho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *