Dicas & Destinos

Carmelo: Vinho, natureza e boa gastronomia

Chegamos no finzinho da tarde. Meio aéreos, um pouco atrasados. Logo que descemos do carro um enólogo e sua aluna nos receberam e pediram para que os seguíssemos. Passamos por um caminho cheio de artigos interessantes, um monte de antiguidades bem cuidadas e um charme particular. Entramos no prédio, descemos uns dois lances de escada e chegamos à um salão no subsolo. Distraído com as fotografias, demorei um pouco para me dar conta do silêncio do ambiente. Estávamos em uma das adegas da vinícola Narbona para uma degustação de vinhos e queijos da casa. Olhei para a Vivi, já sentadinha à mesa junto com os outros visitantes ouvindo as explicações do jovem conhecedor de vinhos. Olhei para os meninos: baterias com 80% de carga, cenário novo, módulo curiosidade ligado. Pensei que meu programinha apetitoso iria micar… mas nada como um desenhinho estratégico de vez em quando. Parceiríssimos!

O evento foi parte da nossa hospedagem com o Hyatt Carmelo, às margens do Rio Uruguai. O hotel é uma tremenda locação em uma cidadezinha que vem aos poucos sendo descoberta pelos brasileiros que visitam o Uruguai. Carmelo em si, a cidade, não é o foco. O grande negócio de Carmelo é justamente o que o Hyatt vem trabalhando muito bem; a natureza local, os vinhos, a gastronomia, a tranquilidade.

A área do Hyatt é imensa, quase toda ela um bosque de pinus e eucaliptos, recortado por ruas de terra impecáveis. A área edificada do hotel marca presença quando se chega à entrada. A porta enorme e pesada da recepção é uma obra de arte entalhada a mão na Indonésia, estilo que aliás empresta ao Hyatt uma atmosfera curiosa de elementos asiáticos em meio às parreiras entre as quais percorrem os caminhos do hotel.

Quando chegamos em Carmelo já havia quase vinte dias que rodávamos pelo Uruguai. Vínhamos de carro desde Ilhabela em um pinga pinga pelos últimos 3.000km. Eu não consegui entender porque não havíamos prestado maior atenção àquele país antes, vizinho tão próximo. O Uruguai é repleto de lugares bonitos. Um misto de paisagens rurais, lagoas, praias e uma capital com personalidade. A história uruguaia está intrinsicamente ligada à nossa. Já foi território português, espanhol e brasileiro. Hoje é o país com o melhor IDH sul-americano e o segundo PIB per capta do continente. É vanguarda em temas controversos e um lugar fácil e seguro para se viajar.

Foi ponto alto da nossa passagem pelo Hyatt a piscina quadrada de quase 500m2. No calor do verão o Cauê e o Theo passaram talvez horas enrugando dentro dela. Nós gostamos de água e dificilmente perdemos a oportunidade de um bom mergulho. Eu acho que esta é sem dúvida uma das melhores piscinas que conhecemos. Ela, por sinal, centraliza o layout do hotel, já que grande parte das áreas sociais interagem de alguma forma com ela.

Numa manhã, quando caminhávamos rumo ao café da manhã, já muito próximos ao restaurante, de repente eu escutei um TCHIBUM! Opa, alguém já se animou a essa hora para um mergulho, pensei eu. Isso nem havia passado pela minha cabeça, mas quando olhei para o lado, lá estava o Teco dentro da água, ainda sem entender o que havia acontecido! Um trecho raso, nada perigoso, não mais do que 60cm de profundidade. Ele não achou muita graça, centro das atenções ali dentro da água, mas conter a gargalhada foi impossível! Ganhou logo o apelido de Aquaman de um uruguaio muito simpático que estava também hospedado no Hyatt com a família.

Nesse dia saímos um pouco mais tarde para um passeio a cavalo pelos bosques da área. As cocheiras ficam próximas à uma garagem de carros antigos de colecionadores, o que já é uma atração para quem gosta do assunto. A cavalgada segue para a praia que há nas margens do rio. O passeio é curto e agradável, vale encaixar a atividade na agenda.

Na primeira parte de nossa viagem pelo Uruguai rodamos bastante de bike, pedalamos praticamente todo o caminho de Chuy a Punta del Leste. Sempre que havia oportunidade para pedalarmos todos juntos, não desperdissávamos. O Cauê pedalando a sua magrelinha aro 14″ e o Theo na cadeirinha da bike da Vivi feliz da vida é para nós um momento impagável! No segundo dia em que estávamos por lá fomos convidados pela Mariana, a super atenciosa representante do Hyatt, para irmos de bike almoçar em Puerto Camacho. É uma boa pedida. O hotel tem várias bicicletas a disposição dos hóspedes.

O Hyatt tem dois restaurantes, cada um com a sua proposta, cada qual com o seu estilo. Em uma das noites sentamos em uma mesa ao ar livre, noite de lua cheia, temperatura perfeita. Claro que imaginávamos que iríamos comer bem, mas foi gastronomia da pesada! Jantar de frutos do mar, sem dúvida o melhor que tivemos em todo o Uruguai.

Carmelo está a pouco mais de 70km de Colonia del Sacramento, um dos destinos mais procurados do país. O pequeno centro histórico de Colonia é um dos cantos mais charmosos do querido vizinho. Fundado na segunda metade do século XVII, foi um dos primeiros assentamentos europeus em solo hoje uruguaio. De Colonia, assim como de Carmelo, partem barcos com destino a Buenos Aires.

Uma das coisas que nos surpreendeu quando deixamos Montevideo e passamos a seguir rumo noroeste pela costa banhada pelos rios da Prata e depois Uruguai foram os balneários. As praias de rio são maiores e mais atraentes do que imaginávamos. Apesar de ter normalmente uma boa frequência, o vento esteve tímido nos dias em que estivemos por lá, mas o lugar é um ótimo pico para a prática do kitesurf. Carmelo está tão perto da Argentina que é capaz de você cruzar na água com um amigo portenho que tenha partido do outro lado! Aliás, um programinha interessante que não fizemos é pegar um dos caiaques disponibilizados pelo hotel para explorar um pouco os recortes e ilhotas do Rio Uruguai.

Informações úteis sobre o Hyatt

Hyatt Carmelo faz parte Unbound Collection, categoria super exclusiva. O Hotel também já foi premiado como “World Best Top 100 Resort and Hotels” pela revista Travel + Leisure’s e como “Best Hotels/Resorts in South America” pela famosa Condé Nast Traveler’s.

Quando Ir

O hotel fica aberto o ano inteiro, o verão é quente e ideal para curtir a área da piscina externa junto com a exclusiva praia de rio. O inverno e outono devem ser ótimos para aproveitar a lareira e área de spa. Fomos no meio de janeiro, e nossa viagem foi marcada por dias lindos e temperaturas quentes.

Acomodações

O Hyatt Carmelo oferece 44 quartos, entre Bangalôs e Suítes, todos com vista para o bosque, piscina, vinhedos e alguns conseguem enxergar o rio ao fundo. O bangalô que ficamos tinha 90m2, cama king size, closet, hidromassagem, ducha com jardim externo, varanda com espreguiçadeira e sofá cama. Ótimo para acomodar nossa família (2 adultos e 2 crianças pequenas). O ponto alto do quarto é sem sombra de dúvida o banheiro. As suítes são um pouco maiores (120m2) e ideais para famílias ou grupo de amigos.

SPA

Chandra spa holístico do Hyatt possui uma grande estrutura com salas de massagens, sauna, ambientes para relaxamento, vestiário feminino e masculino, academia, piscina aquecida com borda infinita e jacuzzi.

Gastronomia

São duas opções, o Restaurante Pura, onde é servido o café da manhã, almoço e jantar. Também o Rio Bar, ao lado da piscina, que serve frutos do mar e oferece petiscos, sanduíches e saladas, você pode optar pelo salão ou ficar na própria piscina. Além destes restaurantes que ficam dentro do hotel existe a opção de fazer a sua refeição no restaurante Basta Pedro em Puerto Camacho ou no Narbona Wine Lodge que é membro do Relais & Chateau. Nós testamos todos, jantamos no Narbona e Rio Bar, almoçamos no Basta Pedro e Pura. O que nós mais gostamos?! Difícil escolher, mas nosso jantar no restaurante Rio Bar ao ar livre, sob lua cheia, luz de vela e muito frutos do mar é um desses que guardaremos com carinho em nossa memória.

Atividades

O hotel oferece bicicletas treks para explorar os bosques, cavalgadas agradabilíssimas pela praia, caiaque em Puerto Camacho, pescaria no rio da prata, navegação no pôr do sol com picnic, golf, quadra de tênis e aulas de ioga.

Crianças

Achar um destino que una natureza, atividades outdoor e seja kids friendly é uma grande alegria para nós. O Hyatt Carmelo nos surpreendeu pela delicadeza com nossos pequenos. Quando chegamos ao nosso bangalô encontramos ammenities, roupas de cama e banho especiais para eles, além de um super snacks de boas vindas ao melhor estilo infantil (cones de pipocas caramelizadas…yummy). Será que eles gostaram?!

O hotel possui um espaço dedicado para as crianças.Com brinquedos educativos o Kids Club conta com uma programação diária que envolve aula de culinária, pesca e outras atividades. O difícil mesmo foi convencer o Cauê e Theo a sairem da incrível piscina para curtir a programação junto com a monitoria.

Wine Tasting

O Hyatt Carmelo faz parte de um complexo que inclui um condomínio fechado, Puerto Camacho, Golf Club e o Narbona Wine Lodge, todos pertencentes a um único dono. Por isso as atividades podem acontecer em alguma destas locações como o wine tasting oferecido no Narbona Wine Lodge. Este é um programa obrigatório e você não deve perder a degustação de vinhos acompanhados dos queijos fabricados pela própria Narbona. Destaque para nós foi o Narbona Tannat Rosé um vinho refrescante, mas com muita personalidade.

Como chegar

Saindo do Brasil, é possível ir tanto por Montevidéu, como por Buenos Aires. Se optar por Montevidéu, são 270km, aproximadamente 3 horas de distância de carro até o Hotel.

Por Buenos Aires, o ideal é voar para o aeroporto Aeroparque , seguir até Puerto Madero e pegar um Ferry para Colônia de Sacramento. De Colônia até o Hotel é mais 1 hora de carro. Se você optar por essa opção vale acrescentar uma ou duas noites em Colônia, a pequena e charmosa cidade vale a visita.

Ou se você for uma explorador como nós, vá de carro! São aproximadamente 3.000km partindo de São Paulo.

Tarifa

A partir de U$280/casal por noite sem refeição.

Contato 

www.carmelo.hyatt.com

Agradecimento

Hyatt Carmelo

Acompanhe também nossas dicas no instagram @insta.pelomundo. Aproveite e use a hashtag #instapelomundo e #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *