Descubra Portugal

Tem tempero brasileiro no Festival Gastronômico em Lisboa

A partir do próximo dia 9, Lisboa se tornará, novamente, a capital da Gastronomia mundial. A partir desta data terá início a 8ª edição do Peixe em Lisboa, um dos mais importantes festivais gastronômicos da Europa, evento que contará, neste ano, com a presença de renomados convidados internacionais.

Duas das mais importantes celebridades da cozinha mundial são os destaques deste novo encontro: os espanhóis Joan Roca e Quique Dacosta, renomados chefs três estrelas Michelin, e na 2ª e 41ª posições, respetivamente, no famoso “The World’s 50 Best Restaurants”, referência no que há de melhor na culinária mundial.

Chef Rafa Costa e Silva do  restaurante LASAI. Foto: Bárbara Lopes / Agência O Globo

Chef Rafa Costa e Silva. Foto: Bárbara Lopes/Agência O Globo

A oitava edição do Peixe em Lisboa também contará com a participação do brasileiro Rafa Costa e Silva, do restaurante Lasai, levando aos participantes do festival menus inspirados na cultura e na comida brasileiras. Para a origem de seus pratos, o chef Rafa Costa e Silva, aposta na seguinte fórmula: 70% dos pratos são vegetais, com boa parte deles cultivados em hortas próprias, ou sempre que possível usando produtos orgânicos e produtores que estejam no estado do Rio de Janeiro.

O cultivo de ingredientes e o manuseio mínimo dos produtos são lições que o chef trouxe do Mugaritz. Ele entrou ali como estagiário e deixou a casa depois de cinco anos, já como o chef executivo.

Formado no Culinary Institute of America, em 2004, Rafa trabalhou nos Estados Unidos até 2007. Passou pelo extinto Vong, de Jean Georges Vongerichten, e pelo Bistrô René Pujol. Dali foi para o Mugaritz, na Espanha, onde entrou como estagiário e saiu chef executivo, cinco anos depois. O Lasai é seu primeiro restaurante.

Além do chef Rafa Costa e Silva, dentre os participantes está o chef argentino radicado na França, Mauro Colagreco, do restaurante Mirazur, em Menton, na Riviera francesa – chefe com duas estrelas Michelin e 11º colocado no Guia “50 Best Restaurants”.

As apresentações de cozinha ao vivo no Auditório terão a participação de grandes nomes da cozinha mundial da atualidade, como Vitor Sobral, pelos recém-premiados com uma estrela Michelin, Pedro Lemos e Leonel Pereira, Ricardo Costa, chef com uma estrela Michelin, Tomoaki Kanazawa e Leonardo Pereira e Belmiro de Jesus.

Durante os 11 dias do evento, os visitantes serão desafiados a participar em aulas de cozinha, bem como serão apresentados os projetos “As espécies mais populares do mar de Portugal” e “Projeto Mr. Good Fish”, ambos em colaboração com a Ciência Viva; o “Projeto Novos Bolos Fabrico Próprio” e “Projeto Fabrico Próprio: Design da pastelaria semi-industrial portuguesa”.

Ao ritmo de 12 horas por dia, uma dezena de restaurantes combinará tradição e contemporaneidade com propostas gastronômicas exclusivamente de peixes e mariscos do mar português. Entre novidades e espaços já “clássicos” no “Peixe em Lisboa”, a 8.ª edição apresentará as estreias de Las Ficheras, Kiko Martins, Pap’Açorda, Sushi Café e Taberna da Rua das Flores & Flores Bairro Alto Hotel.

Peixe em Lisboa será

A 8ª edição do Peixe em Lisboa será realizado de 9 a 19 de abril, em Lisboa, no Pátio da Galé, Terreiro do Paço. O evento é organizado pelo Turismo de Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa.

Para conferir a programação completa do festival acesse: www.peixemlisboa.com, e para mais informações: VisitLisboa ou o Facebook Turismo de Lisboa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *