Gastronomia etc.

Zot Gastrobar aposta na informalidade e boa gastronomia

O Zot Gastrobar completou dois anos e meio de portas abertas na Rua Bolívar, em frente à Domingos Ferreira, no coração de Copacabana. A casa aposta na criatividade do seu cardápio, elaborado pelo talentoso Chef argentino Gonzalo Vidal, ex-subchefe do restaurante Quadrucci. Como o nome diz, o gastrobar foi planejado para quem quer um espaço contemporâneo, para jantar ou apenas brindar, com boas opções a preços justos.

O projeto da casa, elaborado pelos donos, o casal Andréa Svaiter e Marcio Martins, tem inspiração vintage, criando um ambiente aconchegante e informal. O Zot Gastrobar é dividido em salão principal e varanda, com capacidade total para 50 pessoas. Destaque para os bancos da varanda, versão dos tradicionais bancos de praça, para o piso com azulejos hidráulicos, e para os grafites do artista Marcelo Eco, na fachada e no salão. Nas paredes, quadros negros são usados para expor as sugestões diárias do Gonzalo, com petiscos e drinks.

Ceviche de Peixe Branco - Peixe do dia com água de côco, milho, pimenta biquinho e manga

Ceviche de Peixe Branco – Peixe do dia com água de côco, milho, pimenta biquinho e manga

No diversificado cardápio do chef Gonzalo Vidal, “celebridades” são os clássicos da casa, como os Dadinhos de Tapioca – cubinhos de tapioca recheados com queijo coalho, servidos com melaço; o Bolinho de Pato ao Tucupi – massa crocante com pato confitado, servido com molho de tucupi; o Ceviche de Peixe – peixe fresco com água de coco, manga, pimenta biquinho e torradas; e os pães, todos feitos artesanalmente na casa.

Na carta de drinks, as receitas de sangria estão disponíveis nas versões de vinho tinto e branco, e espumantes. Há uma seleção de cervejas especiais, com destaque para a belga ZOT, que dá nome ao gastrobar. A carta de vinhos possui em torno de 30 rótulos escolhidos pelo próprio Márcio, e há sempre opções adicionais no quadro negro, além dos vinhos servidos em taça. “Nossa carta é dinâmica, estou sempre buscando novos rótulos, permitindo ao consumidor ampliar seu conhecimento. A ideia é ajudar a popularizar o consumo de vinho, desmistificando a ideia que beber bem é algo caro, inacessível e exclusivo para raros momentos”, diz Márcio.

Purê de Grão de Bico com Lulas - Servido com legumes crocantes, vinagrete de mel, mostarda e laranjas

Purê de Grão de Bico com Lulas – Servido com legumes crocantes, vinagrete de mel, mostarda e laranjas

No menu, opções de entradas como a Coxinha de Camarão – com queijo Filadéfia e raspas de limão Siciliano; e Cogumelo Thai – cogumelo Paris recheado com frango ao curry. Para jantar, destaque para o Porteño – contra filet black angus com molho chimichurri, risoto de parmesão e cenouras glaceadas; e o Salmão Tropical, – peixe empanado com coco ao molho de tangerina, servido com quinoa, vegetais e espaguete de pupunha. Para quem gosta de sanduíches a sugestão são os “Zot Sandubinhas”, com pães produzidos diariamente. Entre os sabores, o Choripan – de linguiça recheada com provolone e alioli de chimichurri; e o Do Chef – barriga de porco cozida a baixa temperatura, teriyaki e abacaxi, servido no pão de milho.

A seção “Tarados por Tartar” apresenta algumas opções já consagradas, como o clássico Steak Tartar com fritas, e o criativo Tartar de Salmão, servido com quinoa, hortelã e espuma de iogurte, uma delícia.

Para finalizar, a seção “Para Adoçar” apresenta sobremesas sugestivas como o Bolo de Chocolate Cremoso – chocolate meio amargo com avelã e morango temperado com licor de cassis; e o Tartare de frutas com Açaí – servido com sorvete de acaí da casa e granola.

Bolinho de Pato com Tucupi - O regionalismo do Norte em um aperitivo surpreendente

Bolinho de Pato com Tucupi – O regionalismo do Norte em um aperitivo surpreendente

O Zot possui um cardápio executivo para almoço de terça a sexta com preço convidativo, R$ 39 – entrada/principal/sobremesa. Nos fins de semana e feriados, os clientes podem almoçar os pratos do cardápio fixo e as opções do quadro negro, um prato principal dá direito a uma entrada ou sobremesa.

Márcio e Andréa explicam o conceito de gastrobar: “Em um ambiente descontraído, poder comer pratos elaborados ou petiscos tradicionais, com a assinatura de um verdadeiro chef. Compartilhar sem frescura, num clima de bar”, avalia Andréa. No Zot é possível comer pratos encontrados em restaurantes bacanas, feitos no mesmo padrão, a preços possíveis. Já pensou em petiscar um bolinho de pato? Uma coxinha de camarão? E então compartilhar um risoto ou um chorizo. Tudo isso é possível no Zot gastrobar.

Zot – www.zotgb.com.br
Rua Bolivar 21 A. Copacabana.
Telefone.: (21) 3489-4363.
Horário: De terça a sexta, das 12h à meia-noite.
Sextas e sábados, das 12h à 02h. Domingos, das 12h à 0h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *