Hospedagem

Descubra o que João Pessoa tem de melhor

A capital paraibana é uma cidade que tem como principal característica a qualidade de vida. Considerada uma das mais verdes do mundo, a cidade é amplamente arborizada em suas ruas e nas praças há diversos aparelhos de ginástica à disposição da população. Como se tudo isso já não bastasse, a capital tem ainda belíssimas praias e um acervo histórico-cultural imenso que fazem com que os turistas procurem cada vez mais os hotéis em João Pessoa.

João-Pessoa

A religiosidade é algo muito forte em “Jampa”, como é chamada por seus habitantes, e está muito bem representada pelas diversas igrejas que lá se encontram. Algumas delas, como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, são tão antigas que diferem em menos de 100 anos da idade do próprio Brasil. Muitas das construções da cidade, tanto a Igreja, quanto o Convento Nossa Senhora do Carmo foram construídos em estilo barroco, rico em detalhes por dentro e por fora. A fé católica pessoense também pode ser testemunhada durante o espetáculo sacro “Mistérios da Paixão de Cristo”, que acontece todo ano no mês de julho.

Centro Histórico de João Pessoa

Centro Histórico de João Pessoa

As praias urbanas de Tambaú e Cabo Branco são as mais movimentadas da região e concentram um grande número de hotéis à beira-mar em João Pessoa. A infraestrutura das praias é completa, composta por barracas de praia, bares e o calçadão, que permanece movimentado durante o dia e à noite. Seguindo ao sul, pela praia de Cabo Branco, a costa vai ficando cada vez mais vazia e tranquila, e indo mais adiante o turista chega à Ponta do Seixas, conhecido por ser o ponto mais a leste de toda a América. Por esse motivo, Jampa também é chamada de Porta do Sol, pois lá o sol nasce antes das outras regiões do continente e, por consequência, se põe mais cedo.

Uma das características marcantes nas praias pessoenses é a presença dos coqueiros, e na praia de Bessa, ao norte de Tambaú, não é diferente. Apesar de não ter uma estrutura tão ampla quanto às outras, ainda é possível encontrar alguns hotéis na orla de João Pessoa. A praia é bastante extensa e possui pouco comércio, por isso é indicada para quem quer o máximo de sossego ao aproveitar a praia. Ao longo de sua extensão, as águas podem variar entre calmas e agitadas nos diferentes pontos da praia, e em algumas áreas há até desova de tartarugas.

A Estação Cabo Branco, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e fica no bairro do Altiplano Cabo Branco.

A Estação Cabo Branco, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Saindo um pouco da capital, no município de Cabedelo, está um dos melhores passeios da região: a Praia de Areia Vermelha. Porém, o lugar não se trata de uma praia propriamente dita, e sim de um banco de areia a menos de 1 km da costa que se forma na maré baixa. O lugar se enche de mesas e cadeiras onde os donos de barracas servem bebidas aos visitantes, que aproveitam a sensação de estar em terra firme e no meio do mar ao mesmo tempo. Quando a maré está mais baixa é possível ir andando até lá, partindo da praia de Camboinhas.

Jampa, apesar de ser uma das mais antigas capitais do nordeste, não é uma das famosas ou mais escolhidas como destino turístico. Mas com certeza pode garantir uma viagem tão boa quanto, ou até melhor que as suas conterrâneas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *