Descubra Portugal

Coimbra é pura inspiração

Em minha viagem por Portugal eu pude conhecer cidades, pessoas e atrações que me deixaram simplesmente encantadas.  Cada vez que me sento para escrever algum artigo sobre uma cidade ou atração é sempre um conflito. Sempre aquela sensação de aperto, de saudade no peito e a dúvida cruel sobre qual destino escrever. Porém, desta vez foi diferente. Ao me deparar com uma fotografia meu coração simplesmente deu um salto e então não tive a menor dúvida sobre qual iria escrever. Lembrar-me daqueles lindos telhados me fez voltar para a Universidade que minha mãe sempre sonhou em me ver estudando um dia, e que hoje eu sonho em ver meu filho estudando futuramente. Me levou à adoração de fatos históricos tão importantes na história portuguesa quanto na construção do meu país através do desejo de me trancar a tamanhas obras literárias. Me fez ouvir o som das guitarras portuguesas que cresci ouvindo junto a versos saudosos. Me levou aos versos de Camões e a uma história de amor tão bonita quanto triste. Me levou de volta ao desejo de caminhar pelas ruas estreitas, com seus pátios, escadinhas e arcos medievais. Me levou de volta a Coimbra.

Coimbra3

Coimbra é muito conhecida pela sua tradicional Universidade, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas da Europa. Sua fundação data de 1290 e de lá saem mais de 30.000 estudantes de várias nacionalidades. Lembro-me bem quando minha mãe dizia que seu sonho era poder um dia me ver estudando em Coimbra… É, estudar ainda não deu mãe, mas quem sabe futuramente?

Universidade de Coimbra

Ter a oportunidade de estar em um lugar que respira cultura, história, arte e arquitetura é no mínimo acolhedor para uma alma inquieta por conhecimento. Confesso minha paixão irrestrita pela mais tradicional Universidade Portuguesa e que esse era meu objeto de desejo ao passar por Coimbra. Mal sabia eu que seria presenteada durante minha passagem com tamanho carinho.

A Biblioteca Joanina sempre me encantou por fotografias e estar lá, respirando em meio aqueles livros tão antigos e sensíveis me fez sentir uma pontinha de inveja dos estudantes que tem acesso a eles. Como queria poder trazer um comigo (ok, eu sei que é errado pensar isso) e me deleitar em uma vagarosa leitura. Imagine estar em uma verdadeira obra-prima do barroco europeu construída por D. João V e não poder se deliciar com seus livros e manuscritos? Isso é uma tortura para quem sofre de paixonite aguda por história e literatura. Infelizmente não é permitido tirar fotografias da Biblioteca, desta forma não terei como colocar nem uma parte do que meus olhos puderam alcançar em meio a tamanha beleza. Porém, estou utilizando uma foto de divulgação para que vocês possam ter uma noção da grandiosidade do lugar.

Biblioteca Joanina

Biblioteca Joanina

Seguimos nossa visita a outros pontos da Universidade e ainda na região adjacente a Biblioteca Joanina me surpreendi ao ver que existia uma prisão acadêmica onde os estudantes mal comportados e fanfarrões ficavam “pensando” como forma de castigo e repúdio por seus atos.

Universidade de Coimbra (15)

Prisão Acadêmica

Outro ponto que muito me chamou a atenção foi a Capela de São Miguel com sua arquitetura Manuelina e seus afrescos de tamanha beleza. Sabia que seu grandioso órgão Barroco com mais de 2000 tubos ainda funciona? A capela realiza missas aos domingos e realiza casamentos para os estudantes da Universidade. Ao longo do tempo, algumas remodelações foram feitas, mas sua beleza permanece intocada.

Capela-de-São-Miguel---Universidade-de-Coimbra

Capela de São Miguel – Universidade de Coimbra

Momento inesquecível

Essa pode ser a frase que traduz um dos mais emocionantes momentos de nossa visita à Universidade de Coimbra, quando fomos recebidos em uma sala especial, pelo vice diretor da Biblioteca para ficar frente a frente com exemplares históricos cuidadosamente selecionados  para nossa visita. Nos deparamos com livros e manuscritos que estavam diretamente ligados á história de Brasil-Portugal ali, expostos em uma linda e longa mesa para apreciar de perto uma parte de nossa história, nossa construção como país e futuramente como pátria. Confesso que me emocionei muito. Este foi um verdadeiro carinho que nos foi oferecido em nossa visita. Algo que foi além do especial.

Coimbra1

Preferi me sentar um pouco afastada do grupo fingindo que estava vendo uns detalhes na minha câmera para que não desviassem o foco da visita. Lembra quando eu disse que adoraria trazer um livro comigo? Pois então, nessa hora a vontade foi ainda maior. Não sabia se tirava fotos, se me equilibrava para observar mais de perto o que estava escrito, já que sou digamos assim, meio ceguinha ou se parava tudo e ficava só admirando e absorvendo cada palavra que era explicada sobre algumas cartas e livros.

Docs Coimbra

Claro que Coimbra vai muito além da Universidade. Imagine passear por uma cidade de ruazinhas estreitas, recheada de pátios, ruas íngremes e escadinhas que te remetem à idade medieval. Um charme. Não deixe de passear vagarosamente pelas ruas, igrejas e parques de Coimbra.

Ruelas de Coimbra

Coimbra pics

Um pouco da história de Coimbra

A cidade foi fundada por Romanos na idade média e ocupada por árabes. Aqui nasceu Portugal como nação no século XII. Aliás, aqui nasceram seis reis portugueses.

Considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, especialmente por conta de sua localização geográfica – Coimbra fica bem no centro da extensão territorial de Portugal – a cidade que era controlada pelos mouros foi tomada por D. Afonso Henrique que iniciou a expansão de Portugal para o sul. Coimbra foi capital de Portugal até o século XIII.

Durante a ocupação dos Mouros, a cidade foi um importante entreposto comercial. Após a reconquista, Coimbra renasce e torna-se a mais importante cidade abaixo do Rio Douro.

Coimbra é como um livro de história esperando ser “devorado” pelos apaixonados por sua história e tradição. Infelizmente não tive tempo para visitar tudo que gostaria, mas afinal esse é um bom motivo para voltar, concordam?

Confira em nossa FanPage o álbum Coimbra – Portugal com várias fotos que tiramos deste trecho da viagem

Esta foi uma ação de divulgação turística promovida pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal, Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal e a TAP – Transportes Aéreos Portugueses em parceria com o Portal de Turismo Embarque na Viagem.

Participaram da ação  #DescubraPortugal : Ana Catarina Portugal do Turista Profissional, Flávia Peixoto do Viajar é Tudo de Bom, Flavia Mariano do Viagem para Mulheres, Mauricio Oliveira do Trilhas e Aventuras, Naira Amorelli do Embarque na Viagem e Renata Araújo do You Must Go.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *