Variedades & Tecnologia

Funarte lança o livro Teatros do Rio – do Século XVIII ao Século XX

O livro Teatros do Rio – do Século XVIII ao Século XX, analisa a atividade teatral no período colonial, no Rio e em outros estados, desde a abertura da Casa da Ópera do Padre Ventura, no Centro do Rio; as estreias de João Caetano e das peças de Martins Pena, no Séc. XIX, no Teatro de São Pedro de Alcântara; as históricas salas cênicas do Centro da capital carioca e os espaços do polo cultural da Praça Tiradentes; os cineteatros do Séc. XX; até a criação dos modernos teatros dos “shoppings” cariocas. Os teatros de bairros; a migração das salas para a Zona Sul; os centros culturais; e os espaços não convencionais, estão entre os temas do trabalho. Ele é fruto da tese de doutoramento que Dias submeteu à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) em 1999, a partir de material coletado em arquivos públicos, bibliotecas e até em fundos de quintal e porões, e de relatos de arquitetos, cenógrafos, técnicos e artistas.

No prefácio, Barbara Heliodora destaca que José Dias é conhecedor não somente da cenografia, como também de “todos os problemas e mistérios das instalações técnicas de que ela depende”. Para Bárbara, a obra “é uma contribuição preciosa não só para o teatro como também para todos os interessados em nossa vida cultural”.

Sobre o autor – O carioca José Dias, doutor em Artes pela ECA-USP, é professor associado da UFRJ e titular da Unirio, onde foi vice-reitor. Começou a carreira de cenógrafo em 1970, como assistente de Pernambuco de Oliveira. Desde então, já participou de mais de 370 espetáculos, no Brasil e no exterior. Foi premiado 12 vezes e recebeu 22 indicações para prêmios, como o Molière, o Mambembe e o Shell, entre outros. Na TV, trabalhou na antiga Tupi e na Globo (1974-1989), onde foi responsável pela cenografia de várias novelas, do seriado O Bem-Amado e de diversos programas. Fez mais de 20 filmes para cinema e publicidade. Prestou assessoria técnica para mais de 90 teatros, em todo o Brasil. É autor do livro Odorico Paraguaçu – o Bem-Amado de Dias Gomes (2009).

SERVIÇO:
Teatros do Rio – do Século XVIII ao Século XX
Autor: José Dias
Edição: Funarte
Páginas: 744

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *