Variedades & Tecnologia

Tesouro arqueológico na Amazônia será matéria do Repórter Eco

 

Para os amantes de história e cultura que ficarão curtindo o feriadão sem viajar, irão encontrar uma boa opção para assistir na TV neste domingo, dia 09/09 na TV Cultura as 17:30hs. O Programa Repórter Eco exibirá visita feita na região da Amazônia onde existem registros da vida pré-histórica e diversas pinturas rupestres feitas em rochas há mais de 11 mil anos podem ser encontradas em pontos diversos, no Pará.

 

A Cidade dos Deuses e Monte Alegre guardam tesouros da pré-história em plena planície amazônica. A reportagem teve a companhia do guia de turismo Ivaldo Castro e do agricultor Lázaro Ribeiro, que participou das escavações na região. Ele conta que já tinha visto uma série de desenhos, mas não imaginava que eles fossem importantes registros históricos. “Eu achava que aquilo era arte dos índios”, diz.

O Repórter Eco alerta, porém, para o abandono do lugar. Esse patrimônio está nas mãos de proprietários particulares, sem proteção do Estado. Criado em 2001, o parque que guarda o sítio arqueológico não tem fiscalização. “A gente tem que andar dois, três quilômetros a pé para ter acesso às pinturas. Eu espero que elas sejam conservadas pela importância histórica que isso tem”, esclarece Ivaldo.

Em outra matéria, o programa desvenda a vida que há na Reserva Natural Salto Morato, localizada em Guaraqueçaba, no litoral do Paraná, numa área de Mata Atlântica com mais de dois mil hectares – o equivalente a dois mil campos de futebol. Lá, as mais de 80 espécies de mamíferos e os cerca de 500 tipos de plantas formam a reserva particular do patrimônio natural. Foi reconhecida pela Unesco, em 1999, como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade.

Vai ficar em casa descansando? Então, aproveite para conhecer um pouco mais sobre nosso país.

Site Tv Cultura/Repórter Eco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *