Variedades & Tecnologia

Dias recheados de História e alegria no Rio de Janeiro

Nos dias 25 e 26 de Agosto tivemos a oportunidade de participar de um evento onde profissionais de fotografia, turismo e amantes da história do Rio de Janeiro se uniram para caminhar por bairros da região central do Rio e admirar as belezas que nossa Cidade Maravilhosa tem para oferecer. No sábado, circulamos pelas ruas do Centro Histórico do Rio e pude matar um pouco a saudade da época que trabalhava como Guia de Turismo lá no início de minha história profissional no turismo. Confesso que foi delicioso estar do lado de quem assiste as explicações do Guia, ainda mais sendo muito bem guiada pela excelente profissional que a Rio Walks nos disponibilizou. Um pouquinho mais á frente falarei mais sobre a Rio Walks que foi super parceira neste projeto. Pude caminhar pelo meu pedacinho preferido do centro da cidade que compreende da Praça XV até a Praça Mauá.

Confesso que ficou um super gostinho de quero mais, já que me lembrava das imagens lindas que tive a oportunidade de conhecer de lá do alto do Morro da Conceição (que não faz parte deste roteiro), na época que trabalhava como guia. Este é um dos locais mais representativos na História de nossa cidade, por onde desembarcavam navios negreiros na região portuária. Lá do alto do Morro da Conceição tem a antiga fortaleza de Nossa Senhora da Conceição e muuuuita história para contar por aquelas ruas e ladeiras. Sabia que tem uma escadaria de acesso que é uma coisa de louco? Eu diria vertiginosa de tão íngreme. Confesso que já tive muito medo de rolar abaixo já que não sou uma pessoa, digamos, muito coordenada (risos). Aquela região ali da Gamboa, Saúde e Santo Cristo está sofrendo um processo de revitalização que muito está alegrando meu coração de “apaixonada por história” e espero em breve poder fazer de novo meus passeios por lá. Mas voltando ao nosso percurso realizado neste fim de semana, no sábado fizemos a região central do Rio começando pela Praça XV e toda sua história e fofocas da realeza e terminando ali pelo belíssimo Mosteiro de São Bento e suas obras tão lindas quanto ricas do velho Mosteiro.

No Domingo fizemos uma imersão no bairro de Santa Teresa que é outra joia que nós cariocas devemos nos orgulhar. Somos muito sortudos por termos acesso a lugares tão lindos, pena que muitos de nós não fazemos a menor ideia que exista. Santa Teresa para mim foi um grande desafio, confesso. Estava com o pé machucado e subir e descer aquelas ladeiras e escadarias foi cansativo, mas tão maravilhoso que valeu cada dorzinha que sentia no pé. Na verdade, terminei o dia com a sensação de dever cumprido e com a deliciosa certeza de morar em um dos lugares mais lindos do planeta. Neste dia, inclusive, tive o reforço do meu Aprendiz de viajante para me ajudar a fotografar e claro, estudar um pouquinho de história. Tinha momentos que eu realmente ficava surpresa ao ver que uma criança de oito anos prestando tamanha atenção ao que era dito sobre determinado ponto turístico ou construção histórica. Nada fugia dele, nem mesmo as plaquinhas das plantas do jardim do Museu Casa de Benjamim Constant  e  outras peculiaridades espalhadas pelas ruas de “Santa” (modo carinhoso que costumamos chamar o bairro) e isso foi muito bom de constatar. Sinal de que a galera da Rio Walks estava agradando muito o exigente aprendiz.

Foram momentos muito divertidos, com vistas divinas, delícias para ir degustando pelo caminho como casadinhos, brigadeiros, caipirinhas, sacolés, entre outros e que terminaram na escadaria mais colorida e linda da cidade: a Escada de Selaron.

Trata-se de um artista chileno (que tem uma cara de poucos amigos, mas é talentoso e pronto!) que recebe azulejos de todo o mundo e coordena de forma louca e divertida uma escadaria que poderia ser só mais uma das várias de “Santa”, mas com seu talento ele faz uma mistura de cores, influências e de tamanha beleza. É realmente apaixonante o trabalho dele. Vibrante e multi colorido. Lindo, lindo, lindo!! Foi uma coisa louca sair fotografando os azulejos que mais saltavam os olhos. Sou uma apaixonada por azulejos e quase surtei por ali. A vontade que tive foi de pular no artista que estava por lá e enchê-lo de beijos de gratidão por tamanha beleza, mas, como disse antes, ele tem cara de poucos amigos e me limitei a tirar uma tímida foto ao seu lado. Não ia deixar essa chance passar, não é mesmo?

Vocês não imaginam o trabalho que deu selecionar só algumas das mais de 700 fotos que tiramos nestes dois dias, mas consegui. Aqui estarei postando somente algumas, e outras estão lá no álbum criado só para este evento em nossa FanPage do Embarque na Viagem . Não sou fotógrafa, mas sou apaixonada por fotografia também e até me arrisco a tirar algumas, mas estou longe de ser profissional, que fique bem claro.

Tenho muito a agradecer ao pessoal do Blog Sem Destino (Pedro Serra) @blogsemdestino, do InTrip (Fábio Lima) @intripBR e da Rio Walks pela chance de estar com eles e com esta galera mega divertida e competente que encontramos por lá. Foram mesmo momentos divertidíssimos, obrigada!

 

Um pouco sobre o #RaidSemDestino e #EncontroRJ

Raid Fotográfico Sem Destino

Trata-se de um grande encontro de profissionais e amantes de Fotografia realizados pelo Blog Sem Destino no intuito de captar e divulgar pontos de forte apelo visual em nossa cidade. Sempre com convidados especiais o Raid já está em sua quarta edição (e eu estou aguardando ansiosa a próxima, que fique claro) e sempre conta com surpresas bem legais, sorteios e muita alegria e disposição da galera.

O Encontro de Viajantes

Em sua primeira edição no Rio de Janeiro, foi criado pelo Blog InTrip reunindo Blogueiros de turismo e amantes de viagens para uma gostosa troca de ideias e experiências. Nesta edição ainda contou com palestra de André Fran e Felipe Ufo, ambos do programa ‘Não conta lá em casa’ exibido pelo canal Multishow que enriqueceu muito a troca de experiências.

Um pouco sobre a Rio Walks

A Rio Walks é uma agência de turismo receptivo totalmente diferenciada e especializada em passeios a pé pela Cidade Maravilhosa. O pessoal é muito bem treinado e conduz grupos com muita competência e alegria. Nos dois tours que realizamos, o ‘Amantes da História’ e o ‘Santa Teresa’ tivemos a prova de que profissionais capacitados e bem treinados fazem toda diferença. Hoje são 4 roteiros disponíveis: Amantes da História, Bar em Bar, Grand Bazaar Carioca e Baía a Vista. E a partir de 22 de setembro, o novo roteiro por Santa Teresa.
Aliás, você sabia que está rolando um concurso cultural para a escolha do nome do passeio de “Santa”? Confira aqui.

Para os amantes de viagens (e da cidade), principalmente os que gostam de fugir do lugar comum, uma oportunidade inesquecível e com um tempero especial: o calor humano, a hospitalidade do povo brasileiro e a poética urbana da Cidade Maravilhosa.

Eu como profissional da área posso dizer com certa propriedade que não é qualquer um que consegue ter uma galera tão animada e organizada coordenando um grupo tão grande como foi o nosso. Em geral os grupos são menores até mesmo para garantir a qualidade do serviço. Todos estão de parabéns por nos garantir momentos tão leves e divertidos e nos deixar com gostinho de quero mais. Galera, vocês são show!!

Reunir profissionais apaixonados só pode resultar em coisa boa. E foi exatamente isso que rolou por lá, muita coisa boa!! Confesso que já estou cruzando os dedinhos para o próximo. Que não demore!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *