Dicas & Destinos

Centro Cultural Parque das Ruínas no Rio de Janeiro

O Centro Cultural Parque das Ruínas foi a casa da grande mecenas da Belle Époque carioca, Laurinda Santos Lobo. Conhecida como a “marechala da elegância”, Laurinda reunia intelectuais e artistas nas magníficas dependências do palacete, e hoje é um dos mais belos projetos premiados do arquiteto Ernani Freire, que manteve a estrutura das ruínas agregando contemporaneidade a casa. Com uma das mais belas da cidade, hoje as ruínas passam por um processo de restauro e impermeabilização minucioso. O espaço apresenta programação cultural variada.

Programação de Janeiro

Teatro

Ato de comunhão
De: Lautaro Vilo, com Gilberto Gawronski
O monólogo narra três momentos da vida de um homem: sua festa de aniversário de 8 anos, o enterro da mãe em sua juventude e, já adulto, o encontro com alguém que conheceu pela internet, com consequências bizarras. A sequência final é baseada em um caso verídico, ocorrido em 2001 na Alemanha, em que o homem praticou canibalismo em outro homem, com permissão do segundo. O autor constrói uma metáfora dos relacionamentos contemporâneos, em que o furtivo e imediato prevalecem.

7 a 29 de janeiro de 2012
Sáb-Dom, 19h30
Duração: 55 min
Classificação etária: 18 anos
Capacidade: 70 lugares
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 10,00

Exposições

• Pop & Popular
Coletiva com os artistas Deneir Martins, Edmilson Nunes, Felipe Barbosa, Jorge Fonseca, Marcone Moreira, Marcos Cardoso e Raimundo Rodriguez, convidados a integrar seus trabalhos ao Parque das Ruínas.
Ao abordar questões relacionadas entre a chamada arte “erudita” e a arte popular, ampliadas desde a década de 1980 pela nova geração de artistas brasileiros, a exposição convida o público para um instigante diálogo de trajetórias artísticas que se relaciona diretamente com a arte popular brasileira. Curadoria de Marcus Lontra.

Até 12 de fevereiro

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *