Variedades & Tecnologia

Madonna em Copacabana: uma festa para fãs e para a economia carioca

A Rainha do Pop celebra 40 anos de carreira em um show histórico mas quem vai se beneficiar mesmo é a cidade do Rio

Madonna em Copacabana

O show gratuito de Madonna em Copacabana, no dia 4 de maio, será um marco histórico para o Rio de Janeiro. A “The Celebration Tour” trará diversos impactos positivos para a cidade, impulsionando o turismo, a economia e a imagem do Rio no cenário internacional.

Embora os organizadores se abstenham de fazer previsões sobre a quantidade de público naquilo que denominam “a maior pista de dança do mundo”, Luiz Oscar Niemeyer, CEO da Bonus Track, a empresa por trás da produção, acredita que o evento possa atrair a maior audiência já vista em um show de Madonna. A confiança de Niemeyer é alimentada não apenas pela gratuidade do evento, mas também pelo fato de ser a única apresentação da The Celebration Tour na América do Sul.

A “The Celebration Tour” é uma jornada musical que revisita os 40 anos de carreira da artista, considerada um dos maiores ícones da cultura pop mundial. O show de Madonna em Copacabana será o maior da turnê, com um palco monumental montado na orla da praia, prometendo uma experiência inesquecível para os fãs.

A expectativa de público é recorde, com estimativas que ultrapassam 1 milhão de pessoas, vindas de todas as partes do Brasil e do mundo. A gratuidade do evento e a transmissão ao vivo pela TV Globo, Multishow e Globoplay democratizam o acesso à apresentação, permitindo que todos possam celebrar a música de Madonna.

Mas para muito além do óbvio, o show de Madonna em Copacabana trará um impacto significativo na economia do Rio de Janeiro. A rede hoteleira de Copacabana já registra 100% de ocupação para o período do evento, e os demais bairros da Zona Sul também já contam com alta taxa de ocupação.

Restaurantes, bares, comércio e serviços em geral também serão beneficiados pela grande afluência de público. Estima-se que o evento movimente milhões de reais na cidade, gerando milhares de empregos diretos e indiretos.

O turismo será outro setor impulsionado pelo show. A vinda de turistas internacionais deve aumentar em 27,3% na semana do evento, segundo a Embratur. A projeção internacional do show ajudará a atrair novos investimentos e turistas para o Rio, consolidando a cidade como um destino turístico vibrante e culturalmente rico.

O evento vai proporcionar ao Rio de Janeiro ainda mais destaque na mídia internacional, promovendo a cidade como não apenas um destino turístico vibrante e culturalmente rico, mas também como uma potência para receber apresentações de outros artistas do mundo. A projeção internacional do evento vai alavancar a imagem da cidade no exterior, combatendo estereótipos negativos e destacando seus pontos fortes.

Além dos fãs entusiasmados, empresas, setores de turismo e toda a comunidade local estão envolvidos nessa celebração.


Guias de turismo oferecem experiências especiais para visitantes


A Embratur prevê um fluxo considerável de turistas internacionais, com um aumento estimado em mais de 27%. A demanda por pacotes de viagem para o Brasil disparou, especialmente nos países vizinhos como Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, conforme informações da Infinitas Travel, uma empresa que atende agências de viagem do mercado latino. Além disso, Buenos Aires e Santiago do Chile foram identificadas pela plataforma Decolar como cidades com um aumento significativo na busca por passagens aéreas para o Rio durante o período do show.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comemora a oportunidade de destacar o Rio e o Brasil no cenário internacional. “O Rio é uma vitrine para o Brasil. É uma capital importante de um estado muito importante, e que é, por si só, internacional. E isso é fundamental para alavancar o turismo no país inteiro e construirmos o Brasil e o Rio que queremos para o futuro”, afirmou.

A Decolar registrou um aumento de 82% nas pesquisas de voos para o Rio devido ao show de Madonna. A procura também cresceu no mercado interno, com destaque para São Paulo, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte. Como resultado, o aeroporto RioGaleão espera um movimento adicional de 15 mil passageiros no período, com 169 voos extras entre os dias 01 e 06 de maio.

Madonna em Copacabana

Nesse cenário vibrante, onde os holofotes se voltam para a praia de Copacabana, a economia ganha vida. É como se os acordes da Madonna ecoassem pelas ruas, impulsionando uma coreografia de empregos e rendimentos. Vamos desvendar os bastidores dessa dança:

Montagem do Palco

Imagine os técnicos, os cabos serpenteando pelo chão, as luzes sendo ajustadas meticulosamente. Cada parafuso apertado é um elo na corrente de oportunidades. Os carpinteiros, eletricistas e montadores se movem em harmonia, criando o cenário perfeito.

Apoio e Logística

Nos bastidores, há uma sinfonia de coordenação. Os produtores, os gerentes de palco, os responsáveis pela segurança – todos afinados para que o show aconteça sem falhas. Eles são os maestros invisíveis, conduzindo a orquestra de eventos.

Turismo em Ebulição

Os hotéis estão prontos com suas portas abertas, os quartos e apartamentos de locação seguem o mesmo fluxo para receber viajantes que chegam de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e além. Os restaurantes, os motoristas de táxi, os guias de turismo – todos se preparam para receber os visitantes.

Vendedores Ambulantes

Nas calçadas, entre o burburinho da multidão, os vendedores ambulantes oferecem lembranças, água gelada e quitutes. Eles são os dançarinos improvisados, girando entre os passantes.

Plataformas Digitais

A tecnologia entra em cena, como um parceiro de dança moderno. Os aplicativos de entrega, os sites de reservas, as redes sociais – todos contribuem para a experiência do público. Os turistas personalizam suas jornadas, escolhendo entre uma variedade de serviços.

Grandes eventos como esse ajudam a combater a sazonalidade do turismo. Desta forma, a cidade não depende apenas de temporadas específicas para atrair visitantes, o que é fundamental para a economia local.

No final, essa dança não é apenas sobre show, sobre fãs ou sobre negócios; é sobre a alma da cidade. É sobre o orgulho de receber Madonna, de mostrar ao mundo que Copacabana é mais do que areia e mar. É um palco onde a música transcende.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *