Variedades & Tecnologia

Novembro no CCBB RJ: Teatro, Cinema, Arte e Gastronomia

O mês de novembro chega com tudo no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB RJ). Prepare-se para uma agenda recheada de eventos que prometem agitar a cidade. Vem conferir como vai ser esta jornada repleta de arte, cultura, e, é claro, boa comida.

CCBB RJ

Teatro: Uma Dose Dupla de Diversão e Reflexão

No Teatro III, duas peças prometem emocionar e fazer você pensar. “Mahatma Andy e a Batata Filosofal” e “Gente de Bem” oferecem diferentes formas de humor, mas ambas carregam críticas sociais afiadas. Além disso, “A Aforista” retorna ao CCBB RJ com uma coleção de indicações para prêmios, garantindo momentos de puro entretenimento.

Cinema: Clássicos e Contemporâneos no Festival Italiano

Amantes do cinema, vocês não podem perder o Festival de Cinema Italiano. Prepare-se para uma seleção de filmes clássicos e contemporâneos que vão encantar os cinéfilos de plantão.

Arte: Década dos Oceanos e Evandro Teixeira

Suba até o segundo andar para explorar a exposição “Década dos Oceanos”, uma mostra que questiona as fronteiras da arte contemporânea. De 30 de novembro de 2023 a 26 de fevereiro de 2024 

A exposição propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresentação da primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção. De acordo com a curadoria, a mostra deverá contar com cerca de 25 nomes, dentre eles Gisele Beiguelman, Alexandre Rangel, Adriano Franchini, Carlos Vamoss, Rejane Cantoni, Anaisa Franco, Monica Rizzolli, Takumã Kuikuro e Leandro Lima, entre outros.

Além disso, a exposição “Evandro Teixeira, Chile 1973” apresenta um olhar histórico sobre o fotojornalismo brasileiro até 13 de novembro 

Evandro Teixeira (1935) é um dos nomes mais importantes do fotojornalismo brasileiro, tendo atuado na imprensa por quase seis décadas. Com suas lentes, registrou os bastidores do poder no país e temas associados ao esporte, à moda e à cultura. 

Participou de uma importante cobertura internacional: a do golpe militar no Chile em 1973. O material produzido durante esse capítulo traumático da história chilena é o destaque da presente exposição, que reúne cerca de 160 fotografias em preto e branco, livros, fac-símiles e outros objetos, como máquinas fotográficas e crachás de imprensa. Além dos registros feitos no Chile, que incluem a cobertura do enterro do poeta Pablo Neruda, a exposição traz imagens produzidas durante a ditadura civil-militar brasileira instaurada em 1964, em um diálogo entre os contextos históricos dos dois países.  

A mostra, realizada pelo Instituto Moreira Salles, já foi apresentada no IMS Paulista e chega ao CCBB Rio de Janeiro.  

CCBB RJ

Gastronomia Preta: Sabores e Reflexão

Dentro e fora do CCBB, o Festival Gastronomia Preta promete comida deliciosa, música, reflexão e destaque para a cultura afro-brasileira. O Festival Gastronomia Preta vai agitar a Praça da Pira com comida deliciosa, música e muita celebração da cultura afro-brasileira.

O evento contará com Cozinha Show Benê Ricardo, Ciclo de Debates Mussum, shows de samba na Praça da Pira, entrega do Prêmio Gastronomia Preta e uma praça de alimentação com a diversidade dos profissionais pretos e pardos da gastronomia brasileira. O encerramento do Festival é com a bateria do GRES Beija-Flor de Nilópolis

Próximas atrações no Teatro e Oficinas para a Família

Os espetáculos teatrais “Azira’i” e “Vestido de Noiva” estão chegando ao fim de suas apresentações, mas não perca a estreia do documentário “Mahatma Andy e a Batata Filosofal”. Além disso, o “Futuro Presente” oferece uma série de oficinas para a família, incluindo a empolgante “Robótica maker e criação de games em Minecraft”.

Exposições: Viaje Pela História e a Nova Fronteira da Arte

As exposições “Tesouros Ancestrais do Peru” e “Década dos Oceanos – 1ª Mostra Nacional de Criptoarte” convidam você a explorar novas perspectivas da história e da arte contemporânea.

Música: Concertos e Cultura de Câmara

A música está no ar no CCBB com os “Concertos de Câmara – Petrobras Sinfônica”. Não perca a oportunidade de desfrutar de belas melodias.

Clube de Leitura com Milton Hatoum

Para os amantes da literatura, não perca o Clube de Leitura com o premiado escritor Milton Hatoum.

Exposições Permanentes: Uma Viagem pela História do BB

Explore as exposições permanentes que contam a história do Banco do Brasil e seu impacto na sociedade.

Narrando os 214 anos de existência do BB, a exposição de longa duração apresenta, por meio das coleções museológicas e arquivísticas do Museu Banco do Brasil, Arquivo Histórico e Memória CCBB, a contribuição da instituição financeira para o desenvolvimento da sociedade e do país. São sete salas que mostram a linha do tempo de 1808 com a Iconografia de D. João VI, fundador da instituição, passando por curiosidades sobre o funcionalismo e os antigos objetos bancários, finalizando com a atual participação do BB nas áreas social, esportiva e cultural do Brasil.  Contemplamos a exibição de mobiliários e ambientação das salas do secretário, do presidente e da biblioteca utilizadas pela Direção-Geral do Banco do Brasil até a transferência da capital do Rio para Brasília, em 1960.  

Programa Educativo: Explore, Crie e Aprenda

O CCBB Educativo oferece uma variedade de atividades, incluindo visitas mediadas, ateliês abertos e encontros com professores. Uma oportunidade para todas as idades aproveitarem a programação do CCBB.

Novembro no CCBB RJ está repleto de eventos e experiências que vão enriquecer sua vida cultural. Não perca as oportunidades de se divertir, aprender e explorar a arte, a história e a culinária. 

Funcionamento nos Feriados do CCBB RJ
O CCBB abre nos dias 02, 15 e 20 de novembro de 2023, das 9h às 20h.

Agendamento de grupos enviar solicitação para: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br / (21) 3808-2070 
Para visitas mediadas às exposições, retire seu ingresso na bilheteria ou pelo site: bb.com.br/cultura 
A programação completa você confere em ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *