Variedades & Tecnologia

Trio do Cazaquistão fará concerto gratuito no Rio de Janeiro

Concerto gratuito inédito no Brasil será na próxima quarta-feira (19), às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ

Concerto gratuito

Em concerto gratuito único, o Fort Trio – Trio Estadual da República do Cazaquistão, realiza apresentação no Rio de Janeiro na próxima quarta-feira (19), às 19h, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ. A entrada é gratuita. 

Formado por Timur Urmancheyev (pianista e diretor artístico), Maxat Jussupov (violino) e Murat Narbekov (violoncelo), o trio integra a Organização Estatal de Concertos “Kazakhconcert”, que reúne atividades artísticas de música erudita e folclórica, além de teatro do país asiático. Em parceria com outras instituições, o trio busca apresentar a cultura cazaque mundo afora, já tendo realizado concertos em Roma, Paris, Berlim, Moscou e Pequim. 

A música nacional e o folclore cazaques têm um papel muito importante na atividade artística do conjunto. Por isso, na capital fluminense, o repertório inclui composições tradicionais como “Yapurai” e “Kerogly”, de Arman Zhayim. A música folclórica cazaque advém de lendas e da literatura épica passadas de geração em geração, acompanhadas por instrumentos típicos do país – originalmente destinado a dar sinais durante a caça ou para rituais religiosos xamânicos. 

Além das obras tradicionais da cultura do Cazaquistão, o repertório terá obras de Felix Mendelssohn, com Piano Trio n.1 em D menor; Maurice Ravel (Piano Trio, movimentos 1 e 2); e Astor Piazzolla (As Quatro Estações Portenhas). O repertório do Forte Trio inclui obras do período barroco, as grandes obras-primas do período Romântico, composições de autores cazaques contemporâneos e arranjos de música tradicional de seu país.

Turnê no Brasil

Após o concerto gratuito no Rio de Janeiro, o Fort Trio segue para Brasília, Belém e Goiânia, em turnê com as orquestras e regência do maestro Miguel Campos Neto. 

Serviço

Concerto do Fort Trio – Trio Estadual da República Estadual do Cazaquistão

Data: 19/10/2022

Hora: 19h

Local: Salão Leopoldo Miguez – Escola de Música da UFRJ (Rua do Passeio, 98 – Centro)

Entrada gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *