Variedades & Tecnologia

“Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” – Uma reflexão sobre racismo estrutural, fome e superação

A exposição “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” – Ocupação MAR faz parte do circuito Madureira de Portas Abertas

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros

O Museu de Arte do Rio inaugura no dia 15 de outubro a sua primeira ocupação artística gratuita. “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” – Ocupação MAR apresenta ao público reflexões sobre racismo estrutural, pobreza, fome e superação, a partir da história de vida da escritora Carolina Maria de Jesus, mulher negra, favelada e protagonista da literatura brasileira. Após passagem pelo Instituto Moreira Salles de São Paulo, o recorte da mostra chega ao território do Parque Madureira, espaço de lazer que fica na zona norte do Rio de Janeiro. 

Ao todo, serão cerca de 100 obras de 10 artistas, entre fotografias, vídeos, colagens e reportagens de jornal. A ocupação vai contar ainda com uma peça inédita da artista Silvana Mendes, que também participa da exposição principal do MAR, Um Defeito de Cor. A obra é uma colagem onde Silvana representa Carolina Maria de Jesus cercada por homens brancos e os anula com flores e elementos coloridos, criando uma grande homenagem à escritora.

Para o Curador-Chefe do MAR, Marcelo Campos, a ocupação artística no Parque Madureira é uma oportunidade de apresentar ao público a história de uma das autoras mais importantes do país em novos espaços do Rio de Janeiro.

“Essa primeira ocupação nos traz a alegria de estar no bairro de Madureira contando uma história importante e bonita da literatura brasileira, além de fundamental para também conhecermos a grandeza da escrita de Carolina Maria de Jesus. Uma mulher negra e favelada que consegue suplantar as suas condições sociais, e ganhar fama como uma das escritoras mais importantes do Brasil”.

Segundo a historiadora Raquel Barreto, que divide a curadoria da ocupação artística com o antropólogo Hélio Menezes, Carolina Maria de Jesus incursionou por diversos gêneros durante a carreira, e sua produção literária vai além de “Quarto de Despejo”, obra de maior sucesso editorial da autora.

“O sucesso de ‘Quarto de Despejo’ é importante, mas, por causa da enorme repercussão da obra, Carolina acabou sendo definida apenas como uma escritora de diários, quando na verdade ela navegou por diversos gêneros literários, como peças, romances, crônicas, contos e poesias. Nessa apresentação de Madureira, a nossa ideia é enfatizar a Carolina escritora, trazendo imagens pouco conhecidas dela e apresentando-a como multiartista para um público que não a conhece”.

“Aqui no MAR sempre alimentamos o desejo de chegar em mais lugares da cidade. Com essa ocupação em Madureira, o MAR vai chegar na zona norte do Rio. Na mostra, vamos poder falar sobre Carolina Maria de Jesus, cuja história de vida e superação dialoga com a trajetória da Pequena África, território em que o MAR está inserido”, afirma Raphael Callou, Diretor e Chefe da Representação da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil.

A exposição faz parte do circuito Madureira de Portas Abertas, um dos três editais do Zona de Cultura Madureira, programa da Secretaria Municipal de Cultura que, este ano, injeta R$ 1,5 milhão para ações culturais num trecho daquele bairro.

“Com esse apoio localizado para a programação cultural em Madureira, a população tem mais opção de arte e cultura. E os artistas ganham incentivo para desenvolver suas obras. O Zonas de Cultura chegou para ficar, porque vai desenvolver bairros a partir da cultura”, destaca o secretário de Cultura, Marcus Faustini. 

A ocupação artística “Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros” – Ocupação MAR no Parque Madureira é uma cooperação do Museu de Arte do Rio com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio e o Instituto Moreira Salles. A curadoria é do antropólogo Hélio Menezes e da historiadora Raquel Barreto.

Quem foi Carolina Maria de Jesus?

Nascida em Sacramento (MG), em 1914, Carolina Maria de Jesus foi uma multiartista negra que ficou mais conhecida pela escrita de diários, sendo a sua obra de maior sucesso “Quarto de Despejo”, livro lançado em 1960 com tradução imediata para mais de 13 línguas. Durante muitos anos de sua vida, Carolina morou na Favela do Canindé, às margens do Rio Tietê, em São Paulo. Nesse período, a escritora trabalhou como catadora de papel para sustentar os seus três filhos. Carolina é uma das autoras mais importantes da história literária e cultural brasileira, e sua obra é considerada imprescindível para compreender o nosso país.

Serviço:

Carolina Maria de Jesus: Um Brasil para os brasileiros – Ocupação MAR

Inauguração: 15 de outubro

Até: 15 de dezembro

Local: Parque Madureira

Rua Soares Caldeira, 115 – Madureira

Entrada Gratuita

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *