Variedades & Tecnologia

Semana Nacional de Museus: Museu Histórico Nacional divulga programação

A 20ª edição da Semana Nacional de Museus acontece no MHN entre os dias 16 e 20 de maio sob o tema “O poder dos museus”. Exposição “Rio-1922”, que  celebra o centenário do museu é destaque

Semana Nacional de Museus
A 20ª edição da Semana Nacional de Museus acontece no MHN entre os dias 16 e 20 de maio

A abertura da nova exposição temporária do MHN, “Rio-1922”, acontece no Dia  Internacional de museus (18 de maio), às 11h30. A proposta é apresentar a cidade do  Rio de Janeiro de 100 anos atrás, quando foi criado o Museu Histórico Nacional

Pinturas, fotografias, objetos, peças de vestuário e mobiliário de época buscam dar o  tom de como se vivia na cidade e os desafios do período. A exposição fica em cartaz  até dezembro de 2022 e tem patrocínio do Instituto Cultural Vale – via Lei Federal de  Incentivo à Cultura. 

Na abertura, o MHN recebe a medalha Tiradentes, honraria concedida pela Assembleia  Legislativa do Estado do Rio de Janeiro a pessoas e instituições que prestaram  relevantes serviços à causa pública no Estado. 

No dia 19 de maio estão programadas duas atividades: uma virtual e outra presencial.  “Entre cenas e retratos” é a nova exposição do MHN na plataforma Google Arts &  Culture, resultado de projeto de tratamento e conservação de fotografias especiais do  Arquivo Histórico do museu. O projeto também foi patrocinado pelo Instituto Cultural  Vale. 

Já às 15h, acontece a inauguração da exposição “Brasil decolonial – outras histórias”:  um conjunto de 17 intervenções no circuito de longa duração do MHN sobre temas e  objetos relativos à diáspora africana na história do Brasil. 


>> Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro <<


Além da exibição de um documentário e visita à exposição, acontece a apresentação  do Slam das Minas (RJ). 

O projeto é resultado da ação conjunta entre MHN, Universidade Federal do Estado do  Rio de Janeiro (Unirio) e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra  (Portugal).

Por fim, no dia 20 de maio, às 15h, acontece mais uma edição do projeto “Bonde da  História em casa”, transmitido pelo canal do MHN no YouTube, que leva o público a  ‘passear’ virtualmente pelo museu com a plataforma Google Street View. 

O tema da atividade educativa é “200 anos da independência do Brasil” e tem duração  aproximada de uma hora. Além do educador do MHN, Diogo Tubbs, a convidada é a  museóloga do MHN Flávia Figueiredo. 

O Museu Histórico Nacional funciona de quarta a sexta, das 10h às 17h; sábado e  domingo, das 13h às 17h. A entrada segue gratuita, tendo em vista as celebrações do  centenário do museu, não sendo necessário retirar ingresso antecipadamente. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *