Variedades & Tecnologia

Rolé Carioca volta ao presencial em dezembro com passeio na Quinta da Boa Vista

Após edições virtuais, projeto  retorna presencialmente com roteiro inédito pelos arredores da Quinta da Boa Vista

Rolé Carioca volta ao presencial

No dia 19 de dezembro, às 9h, o Rolé Carioca volta a ser presencial e retorna às ruas do Rio de Janeiro pela primeira vez após o início da pandemia da covid-19. Para o aguardado reencontro com os rolezeiros, o projeto cultural, que já levou mais de 24 mil pessoas por diversos bairros e locais históricos da cidade desde sua criação em 2013, escolheu a tradicional Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, como tema para um inédito roteiro. 

Guiado pelos professores William Martins e Roberta Baltar, o passeio gratuito e aberto ao público vai visitar icônicos pontos da região tão importante para a história da cidade. Entre eles, o  Museu Nacional, mais antiga instituição científica do país e atualmente em obras de recuperação após o incêndio sofrido em 2018; o novo Bio Parque do Rio, antigo Zoológico da Quinta da Boa Vista, fundado em 1945;  e monumentos históricos como a estátua de bronze de Dom Pedro II, inaugurada em 1925, data do centenário do Imperador. A ocasião será ainda uma ótima oportunidade para os rolezeiros realizarem um piquenique na Quinta da Boa Vista após o fim do Rolé. 

Ao longo do roteiro inédito do passeio, com duração de aproximadamente duas horas, os visitantes também terão a chance de aprender in loco sobre diversos tópicos relacionados à formação e a história do bairro de São Cristóvão. Alguns dos variados temas que serão abordados são o extenso legado cultural da região, marcada por seu lado imperial neoclássico; o abandono do bairro, criticado por sua tradição imperial, a partir de 1889; e as transformações do local desde a fundação da cidade até o surto industrial na segunda metade do século XX, com a chegada de imigrantes nordestinos. 

“Foram quase dois anos realizando edições virtuais do projeto, que seguiu difundindo cultura e informação sobre a cidade de forma online e gratuita durante a pandemia, explorando temas relevantes como ‘Teatros do Centro do Rio’, ‘FioCruz – O Castelo Encantado da Ciência’ e muitos outros, que podem ser vistos nas redes sociais do Rolé. Estamos preparando cuidadosamente este retorno presencial para matar as saudades de nossos rolezeiros com segurança, responsabilidade e muita informação. Não haveria local mais adequado para nossa grande volta às ruas do que a Quinta da Boa Vista: um espaço aberto, histórico e amado pelos moradores do Rio, afirmou Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto.

O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.

Serviço:

Rolé Carioca na Quinta da Boa Vista

Data: 19/12/2021

Horário: 9h

Ponto de encontro: Museu Nacional (Quinta da Boa Vista – São Cristóvão)

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *