Gastronomia etc.

Marine Restô, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro, apresenta novidades no menu

Ingredientes brasileiros e cozinha afetiva são a base do cardápio elaborado pelos chefs Jérôme Dardillac, Carlos Cordeiro e Jenifer Ortega

Marine Restô
Velouté de couve-flor tostada no Josper com ovo perfeito e cogumelos trufados

Recentemente estive visitando o Marine Restô, restaurante do hotel Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, que está com novo cardápio, e já posso adiantar: foi uma das experiências mais prazerosas que tive nos últimos tempos. Executado a seis mãos pelos chefs Jérôme Dardillac e Carlos Cordeiro e a recém-chegada Chef Pâtissière Jenifer Ortega, o menu traz inspirações de receitas caseiras, elaboradas com técnica francesa e ingredientes brasileiros. E é justamente aí que está o pulo do gato. A inspiração está nas receitas de avó que, segundo o chef carioca Carlos Cordeiro, “nos fazem sonhar e resgatar nossas mais doces lembranças”. 

De acordo com o chef Jérôme Dardillac, “Aqui no Fairmont Rio, o ator principal do nosso menu é o ingrediente. Buscamos sempre dar protagonismo para os elementos locais, nós valorizamos fornecedores menores e da região que produzem uma matéria-prima artesanal de extrema qualidade, muitas vezes reconhecida e premiada internacionalmente. Queremos, cada vez mais, buscar estes pequenos artesãos e inseri-los em nossos pratos”.

Cada etapa do menu remete à uma maravilhosa memória afetiva, com uma mistura de cores e sabores, que reforçam a volta do conceito de se sentar à mesa e promover experiências gastronômicas para serem compartilhadas com a família e amigos, tendo como plano de fundo a deslumbrante vista da praia de Copacabana. E foi exatamente isso que fizemos.

Entre as sugestões de entradas, tive a oportunidade de experimentar a surpreendente salada de queijo de cabra com vinagrete de açaí, tomate confit e croutons; e o espetacular velouté de couve-flor tostada no Josper (uma combinação entre grelha e forno a carvão vegetal em um só equipamento) com ovo perfeito e cogumelos trufados. Eu confesso que o sabor dessa combinação me conquistou.

Já nos pratos principais o destaque vai para o capeletti de berinjela affumicato com ragu de cogumelos e azeite de erva-doce; o cupim no Josper (olha essa maravilha aqui de novo!) com azeite de alcaparras, ossobuco cozido a baixa temperatura com demiglaze raspas de laranja e lasanha de cordeiro gratinada onde? No Josper, claro! Já adianto que esta lasanha me fez repetir, não tinha mesmo como resistir

Marine Restô

Sobremesas

Claro que para finalizar, nos deliciamos com algumas preciosidades elaboradas pela chef pâtisserie Jenifer Ortega, que assumiu o posto em setembro deste ano. 

O menu, apesar de baseado nas técnicas francesas de confeitaria, surpreende com sabores tipicamente brasileiros.

Um bom exemplo é o tradicional quindim de coco, que chega à mesa de forma diferenciada, com elementos um tanto convidativos. Mas claro, outras delícias também se fazem presente para garantir um grand finale, como o cremoso de chocolate gold e iogurte, salada de frutas tropicais com chá de capim limão; o abacaxi assado no Josper e calda à vácuo, mousse de chocolate 70% com cumaru, manga macerada e perfumada ao dedo de moça fatiada; pudim base de chocolate entre outras.

Marine Restô

A viagem pelos sabores se completou com a harmonização dos vinhos, das companhias, das gargalhadas e das trocas. Em momentos assim é sempre bom brindar à vida e aos bons encontros.  

Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro com Naira Amorelli

Serviço Marine Restô

Fairmont Rio de Janeiro Copacabana – Marine Restô. 

Av. Atlântica 4240, Copacabana. Rio de Janeiro (RJ). Horário de funcionamento: café da manhã das 06h às 10h30; almoço das 12h às 16h; jantar das 18h às 22h. Cartões de crédito e débito: todos. Não aceita cheques. Tel: (21) 2525-1232. Manobristas no local.

2 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *