Variedades & Tecnologia

5 dicas para continuar trabalhando enquanto viaja

Para inspirar o seu começo de aventura, listamos algumas sugestões para que você possa continuar trabalhando enquanto viaja

trabalhando enquanto viaja
5 dicas para continuar trabalhando enquanto viaja

Uma das vantagens de se trabalhar hoje em dia é poder fazê-lo de forma remota. Embora algumas profissões ainda exijam presença por questões óbvias, outras podem ser exercidas de qualquer lugar do mundo. Um fato especialmente maravilhoso para quem ama estar com a mochila nas costas.

Uma possível dificuldade encontrada por viajantes pode ser arranjar uma renda que os permitam simplesmente continuar viajando, sem ter o incômodo de recorrer à casa para encontrar um trabalho fixo ou gastar até o último centavo de todas as suas economias. 

As possibilidades são infinitas e você, com certeza, encontrará a que melhor se adequa ao seu estilo de vida. Para inspirar o seu começo de aventura, deixamos abaixo algumas sugestões para você continuar trabalhando enquanto viaja.

Alugar o seu imóvel

Se você tem um apartamento, já tem um pequeno pote de ouro. A economia compartilhada gerou possibilidades infinitas para pessoas que têm um bem e não o pretendem usar 100% do tempo. Isso mesmo, estamos falando de ferramentas como o Airbnb, onde você pode anunciar o seu imóvel durante o tempo em que estiver fora de casa. 

Alguns imprevistos podem surgir, é verdade, como você ter de lidar com um inquilino que demande muito a sua atenção ou que cancele o aluguel de última hora, mas você com certeza tem uma ótima oportunidade para gerar uma renda sem fazer muito esforço. 

O importante aqui é ter alguém de confiança na cidade onde a sua casa ou apartamento está localizado para te ajudar na entrada e saída de hóspedes, verificar as condições do imóvel, fazer pequenas manutenções quando necessárias ou agir em casos de emergências que possam surgir.

Trabalhar como freelancer 

Se você puder escrever textos, traduzir, programar, editar vídeos ou fotos, criar designs, criar estratégias de SEO e fotografar, pode encontrar um trabalho à distância para cobrir os gastos do dia-a-dia enquanto estiver fora de casa. Basta ter um laptop e uma boa conexão de internet para trabalhar de onde estiver. É o conceito do nomadismo digital

A boa notícia é que você não precisa gastar muito com ferramentas e pode dizer adeus ao aluguel de escritório. Pode trabalhar de uma cafeteria, do seu hotel ou optar por alugar uma mesa em um espaço de cowork, se precisar de um contexto mais parecido a um escritório para sentir-se focado ou mesmo se for mais extrovertido e gostar de fazer bastante contatos. 

Sobre ferramentas, você pode encontrar diversas opções freemiums na web, como editor de vídeo, bancos de imagens, editores de recursos gráficos, entre outras.

Existem plataformas online que publicam ofertas de freelas e conectam o freelancer com um possível empregador, como Upwork, Freelancer e Workana.

Ser guia de turismo

Se você conhece bem o lugar onde vive, não se inibe de falar em público, sabe sobre história, tem paciência e gosta de lidar com pessoas, uma boa forma de ganhar dinheiro e de conhecer gente interessante é trabalhar como guia de turismo. Existem diversas empresas que oferecem tours guiados pela cidade e precisam de pessoas com boa energia, empolgadas e com paixão pelo que fazem para apresentar a cidade e suas diversas facetas para novos visitantes.

Atualmente, o Airbnb, além de oferecer acomodações, também oferece experiências. Você pode cadastrar a sua sugestão de tour guiado ali e criar algo mais intimista e específico para pessoas que gostem de arte, de gastronomia e mostrar aqueles lugares escondidos que só quem vive no local conhece. 

Blogs e redes sociais

Se você gosta de escrever ou é um usuário assíduo das redes sociais, pode aproveitar os seus talentos e gostos para ganhar dinheiro na internet. Há várias formas de monetizar por meio da criação de conteúdo. Antes, no entanto, é preciso arregaçar as mangas e trabalhar muito duro para construir uma boa audiência. Isso não é fácil mas, uma vez cumprida a missão, a recompensa merece a pena. 

Você pode se registrar em programas de afiliados (e ganhar dinheiro quando alguém realiza uma ação no site do parceiro por meio do seu link de afiliado), criar anúncios e ganhar por cliques (links patrocinados), firmar parcerias diversas de conteúdo ou ser embaixador de uma marca, por exemplo. 

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *