Variedades & Tecnologia

Turismo é setor que mais cresceu em julho de 2021

Em relação ao mês anterior, setor turístico marcou aumento de 18,61%, superando esportes e importados

setor que mais cresceu
Turismo é setor que mais cresceu em julho de 2021

Sem dúvidas, um dos setores que mais sofreu desde o início da pandemia foi o turismo. Com uma redução considerável de vendas, inúmeras viagens canceladas ou adiadas para datas incertas, além de hotéis e pousadas que ficaram fechados durante quase todo o período, o turismo passou por um período crítico. Muitas empresas, inclusive, precisaram fechar as portas para conseguir lidar com as dívidas acumuladas. Agora, no entanto, parecem ter encontrado um respiro: o setor cresceu 150% em relação ao ano anterior, 2020, em que a pandemia estava no seu auge de incerteza, ameaçando a economia brasileira e mundial. 

O dado faz parte do Relatório Setores do E-commerce no Brasil de Agosto/2021, da agência Conversion, que fez uma pesquisa com base em 271 brasileiros, além de analisar o tráfego dos 500 principais sites brasileiros em 18 categorias. Os dados impressionam e trazem uma previsão positiva para o setor do turismo: segundo o relatório, 42% dos brasileiros dizem que pretendem viajar de avião após se imunizarem completamente. O avanço da vacinação no Brasil é um fator-chave, tanto na retomada econômica do setor, quanto para outros setores que precisam de público presencial. Hoje, o país já conta com 29% da população totalmente vacinada.

Previsão de crescimento progressivo do turismo em 2021

Em julho, o setor turístico cresceu um pouco mais de 18% em relação ao mês anterior, junho, em que o tráfego alcançou um total de 86,4 milhões de acessos. Em julho, porém, o total foi de 102,5 milhões, um número promissor e muito positivo para as agências de turismo e demais empresas que trabalham no ramo. Essa foi a maior alta dentre todos os setores com maior crescimento, estando o turismo em primeiro lugar, com o setor de esportes e importados ocupando o segundo e o terceiro lugares, respectivamente.

A previsão, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é de que, nos próximos meses de 2021, até 2022, a recuperação seja totalmente positiva. O fundador da Conversion Diego Ivo reforça que o tráfego na internet, pautado nas buscas dos usuários, reflete as tendências para o segundo semestre. Segundo ele, “o desejo de viajar permanece”, mesmo que muitos dos hábitos e comportamentos dos brasileiros tenham de se adaptar ao período pandêmico. 

Dentre as preferências dos brasileiros para as próximas viagens, está o desejo de viajar primeiramente de avião, porém outros 30% manifestaram desejo de ir dirigindo, seja com carro próprio ou ainda por meio de locação de carros para viajar, principalmente para destinos mais próximos de suas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *