Gastronomia etc.

Turismo gastronômico: 7 restaurantes tradicionais do Rio de Janeiro

 A dica de hoje é para você separar um tempinho para conhecer alguns destes 7 restaurantes tradicionais que selecionamos

A cidade do Rio de Janeiro tem muito a oferecer não só aos que vivem nela, como aos turistas. Seja por suas belezas naturais, como com a boemia, gastronomia e alegria, é possível vivenciar diferentes experiências. E, falando de gastronomia, o Rio de Janeiro hospeda grandes casas que fazem parte da história dos moradores, sendo patrimônio cultural e turístico, que todo turista deve dar uma passadinha.  Que tal separar um tempinho para conhecer alguns destes restaurantes especiais? Separamos 7 restaurantes tradicionais para você visitar.

7 restaurantes tradicionais

Confeitaria Colombo

Há mais de 125 anos fazendo história na cidade carioca, a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas gastronômicas do país. Considerada um patrimônio cultural e artístico da cidade, faz parte da história urbana da cidade e do turismo. É uma ótima opção para se visitar em todos os momentos. 

Horário: de segunda a sexta, das 11h às 18h| Sábados, das 11h às 17h| Domingo: fechado. 

A Confeitaria Colombo fica na rua Gonçalves Dias, 32. Centro do Rio.

Casa Cavé

Fundada em 1860, a Casa Cavé é uma das confeitarias mais antigas da cidade. Traz consigo toda tradicionalidade e requinte em seu ambiente e receitas. É um local interessante que vale uma visita. Entrar nela é voltar ao passado, reviver um pouco do Rio Antigo, dos tempos felizes e tenros que deram lugar à correria e aos lanches velozes das cadeias fast-food.

Horário de segunda à sexta, das 9h às 18h| sábado, das 09h às 14h, domingo: fechado. Contato: (21) 2224-2520

A Casa Cavé fica na rua: Sete de Setembro, 133, no Centro, RJ.

Confeitaria Manon

A tradicional Confeitaria Manon, fundada em 1942 e tombada pela prefeitura em 1993, sempre recebeu gente ilustre, como políticos, escritores e artistas,  que tinham o costume de ali se reunir para animadas conversas,  um lanchinho ou um almoço no restaurante, cujo salão é uma réplica do interior do navio português Cerpa Pinto, conservando, ainda hoje, o piso de mármore de Carrara,  os espelhos franceses e outros itens originais que nos remetem aos tempos passados.

A Casa mantém a antiga tradição, com a confeitaria e o restaurante. Adaptando-se aos novos tempos, serve almoços no sistema de bufê self-service, Na frente da confeitaria ficam as grandes estrelas: os doces e pães de vários tipos, entre eles, o carro-chefe da Casa, o famoso e exclusivo madrilenho, — um pão doce com creme e um toque de goiabada, salpicado com açúcar de confeiteiro. 

Horário de segunda à sexta, das 7h às 20h |sábados das 07h às 15h, domingo: fechado. Contato: (21) 2221-0245

A Confeitaria Manon fica na rua do Ouvidor, 187/189 – Centro

Experiência AirBNB pelo Centro Histórico do Rio de Janeiro com Naira Amorelli

Aurora

Fundado em 1898, é um dos restaurantes mais tradicionais do Rio. Localizado no Humaitá, possui mais de cem pratos diferentes no cardápio, com delícias tipicamente brasileiras e portuguesas, como bacalhau à Gomes Sá, feijoada, carne de sol e costela de boi. Entre as sobremesas, o estabelecimento oferece o “mineiro de botas”, uma fritada de ovos com queijo minas, banana e goiabada caramelizados com açúcar e canela. 

Horário: Salão delivery – das 11h às 1h | Contato:2527-8880 |2539-4756.

A casa fica na rua Capitão Salomão, 43 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ

Churrasqueto Lareira Original

A casa completou recentemente 50 anos de tradição nas famílias tijucanas, e mantem sua receita com carnes nobres, feijãozinho e farofa de ovo, brasileiríssima original, desde a fundação. Colecionando histórias de seus clientes, que frequentam o local. Apresenta uma equipe que se mantém até hoje, sendo um local para viver experiências gastronômicas, além de fazer turismo pela região da Tijuca. A casa aceita encomendas delivery pelo App Goomer e por telefone.

Horário: segunda, terça e domingo, das 11h45 às 17h| De quarta a sábado, das 11h45 às 22h.Contatos: (21) 3561-9869 | (21) 2264-5635.

O Churrasqueto Lareira Original fica na rua Major Ávila, 185, loja A Tijuca – ao lado da Caixa Econômica.

Bar e Restaurante do Manolo

O bar e restaurante existe em Botafogo desde a década de 60 e foi crescendo e ganhando fama ao longo dos anos. Como prato principal, destaca-se o polvo à provençal, no qual o fruto do mar é salteado no alho, e vem acompanhado de arroz com brócolis. 

Horário: diariamente, das 11h às 23 | Contato: 2551-8398| 2552-4998. 

O Bar do Manolo fica na rua Marques de Olinda, 87, loja A, Botafogo.

Churrascaria Palace

E fechando esta seleção com alguns dos 7 restaurantes tradicionais para você visitar no Rio de Janeiro, a veterana Churrascaria Palace em Copacabana, que completa 70 anos de portas abertas em 2021, segue sendo uma referência. É a mais antiga casa do gênero em funcionamento no Rio.

Conhecida internacionalmente pelo seu autêntico estilo carioca, surgiu no período dos Anos Dourados junto com a Bossa Nova. O estilo musical, aliás, faz parte da trilha sonora do ambiente, também homenageado com o painel “Santa Ceia da Bossa Nova”, exposto no salão de entrada da churrascaria.

Ao longo dos anos, a Palace foi cenário de grandes encontros. Entre seus frequentadores ilustres, os saudosos Amália Rodrigues, Janete Clair, Dias Gomes, Emilio Santiago e o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. 

Horário: diariamente das 12h às 21h. Contato (21) 2541-5898 ou (21) 99993-4696.

A Palace fica na rua Rodolfo Dantas 16, Copacabana.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *