Variedades & Tecnologia

Recomendações para estudar espanhol na Espanha com sucesso

Muitos brasileiros acham que conseguem entender e falar o espanhol sem problemas, mantendo uma comunicação com estrangeiros fluida. Porém, não se ligam muito na real importância que é fazer cursos de  espanhol em Barcelona, por exemplo, considerando que o ‘portunhol’, é quase igual ao espanhol e que isso é suficiente!

estudar espanhol

Dentre os idiomas mais falados no mundo, o espanhol ocupa o segundo lugar como língua materna, com quase 490 milhões de falantes nativos. No mundo todo, são aproximadamente 580 milhões de pessoas que falam o espanhol, representando um total aproximado de um 7,6% da população mundial. Escolas como Expanish existem justamente para ensinar, através de um modo imersivo, a língua tão necessária nos dias de hoje. 

Portanto, estudar espanhol em Barcelona é o mais indicado para quem quer trabalhar, morar ou simplesmente viajar pela Espanha e também pelo mundo todo! É importante saber que o espanhol é a língua oficial de 21 países no mundo, sendo 18 na América, 1 na Europa (justamente Espanha) e outro na África (a Guiné Equatorial). Com tantos hispano falantes ocupando um enorme espaço geográfico no mundo, o intercâmbio cultural, comercial e turístico fica facilitado. 

O país com mais hispano falantes é o México, com aproximadamente 125 milhões de habitantes. Nos Estados Unidos, o espanhol é a língua mais estudada. No entanto, são muitas as pessoas que escolhem a Espanha para estudar o idioma espanhol. Os motivos são lógicos:

  1. Espanha é o berço da língua espanhola.
  2. Espanha é a entrada para o resto da Europa, para quem viaja desde o continente americano.
  3. Na Espanha há cursos do idioma de um modo imersivo, ou seja, você consegue estudar a língua e falar ao mesmo tempo, obrigado pelas circunstâncias de estar morando em um país onde só se fala espanhol!

Motivos para estudar espanhol em Barcelona

O espanhol é uma língua necessária no mercado de trabalho no mundo todo. No Brasil, por exemplo, há diversas empresas latinas e também espanholas investindo no país, motivo pelo qual precisam de funcionários que dominem a língua. E escolher Barcelona para aprender o idioma tem o seus benefícios e vantagens:

  • Além de aprender uma língua no país de origem, você estará morando em uma das cidades mais belas do país de Cervantes.
  • Barcelona é a segunda maior cidade do país, depois da capital, Madrid. É um dos destinos mais procurados por turistas dos quatro cantos do mundo por causa das belas praias, do ambiente cultural, artístico e gastronômico.
  • Barcelona é uma cidade que fica perto da França. De avião, de trem, de ônibus ou mesmo de carro, é possível viajar para Toulouse, Marselha, Paris e até o Principado de Mônaco. Para quem vive no Brasil, país do tamanho de um continente, viajar pela Europa é mais simples, tudo fica mais perto!
  • É uma cidade que oferece diversos passeios e entretenimentos. Admirar as obras do Gaudi, experimentar as famosas tapas espanholas, curtir shows de flamenco, curtir as praias durante os meses de verão ou os museus e igrejas, como a Sagrada Família em dias mais frios.

Mas para isso tudo, é necessário dominar a língua espanhola. Com certeza, durante uma viagem de férias, você ficará encantado/a com a cidade. Muitos turistas acabam voltando e, por incrível que possa parecer, muitos ficam de vez morando em Barcelona, que tem diversos bairros lindíssimos para morar, como:

  • Gracia: possui o ar de grande metrópole. É um bairro mais afastado do centro de Barcelona, mas possui muitos restaurantes e bares, as mais diversas lojas e um ambiente boêmio muito interessante para uma imersão na cultura catalã.
  • Born: com ruas estreitas, muitos eventos culturais, bares, restaurantes e lojas, este bairro é o centro histórico de Barcelona. O maior parque da cidade se localiza em Born, é o Parc de la Ciutadella, espetacular!
  • Poblenou: é um bairro onde moram espanhóis e também muitos estrangeiros, pois é uma região industrial onde há prédios familiares e prédios empresariais. O Museu da Música e a famosa Torre Agbar, de 142 metros de altura, ficam nesse bairro.
  • Sant Antoni: um bairro interessante para quem gosta da boa bebida, pois há bares modernos e adegas históricas. Tradição e modernismo é o que você encontrará nesse bairro, onde poderá comprar livros e discos de coleção aos domingos, na ‘Dominical del Libro’.

Praticar o aprendido em Barcelona

Estudar espanhol em Barcelona possui muitas vantagens: além de morar no local onde se fala essa língua, é possível praticar o que está sendo aprendido no mesmo dia, tanto seja fazendo compras no supermercado, indo a bares e restaurantes, assistindo programas de TV, ouvindo rádio ou simplesmente conversando com vizinhos do prédio, o jornaleiro ou com passageiros ao seu lado no metrô ou no ônibus.

Além disso tudo, é importante destacar a importância que o idioma espanhol tem na internet. Hoje é absolutamente certo dizer que o espanhol é a terceira língua mais utilizada na internet, depois da língua inglesa e da chinesa. Pouco mais de 8% ocupa o espanhol na comunicação na web. Nas redes sociais o espanhol ocupa o segundo lugar: Facebook, Twitter, LinkedIn e Wikipedia são um grande exemplo disso.

O maior número de usuários das redes sociais se localiza na América Latina e a nível global, a porcentagem de tempo que as pessoas passam usando as redes sociais aumentou para um 60%. Portanto, o espanhol é cada vez mais falado, escrito e lido no mundo todo. 

Por esses motivos, aprender e praticar o espanhol em Barcelona é quase uma obrigação. Fora o fato de, ao dominar a língua, é mais fácil conseguir um emprego bom que permita você se sustentar na Espanha e até poder viajar pela Europa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *