Variedades & Tecnologia

Turismo apresenta perspectiva de melhora com aumento da vacinação

Procura por passagens e pacotes aumentou, mas recuperação do setor não deve acontecer antes de 2022

perspectiva de melhora

Desde o começo da pandemia do Covid-19, o setor do turismo vem enfrentando uma grave crise, que ainda gera muito prejuízo. Agora que as campanhas de vacinação contra a doença estão progredindo no Brasil, os empresários já estão percebendo melhora na procura por pacotes de viagens e passagens, mas não esperam uma recuperação significativa até 2022.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), 69% das operadoras do setor declararam uma melhora nos negócios no mês de abril. Já em maio, este índice subiu para 97%. Os negócios continuam em baixa e o faturamento não apresentou um grande avanço, mas acredita-se que o processo de imunização seja a principal causa dessa alta.

Desde o início da pandemia, em março de 2020, as companhias aéreas registraram queda de 90% no número de voos. Aos poucos, esse prejuízo foi diminuindo, mas ainda está longe do ideal. A alternativa que muitas empresas do ramo encontraram foi investir em voos executivos, apostando em um público de classe mais elevada para se manter em atividade, sem colocar as pessoas em risco.

Em 2021, o turismo doméstico vem se apresentando como a melhor esperança de salvar o setor. Em lugares como China e Estados Unidos, as pessoas passaram a viajar mais dentro do seu próprio país, não só por uma questão de comodidade, mas também por necessidade. A circulação de turistas internacionais caiu 83% no primeiro trimestre de 2021, devido às restrições impostas pela pandemia. Então, para muitos, o turismo doméstico se tornou a única opção de viagem.

Dentre as possibilidades de viagens locais, o camping acabou caindo nas graças de muitos, já que é um passeio mais em conta e totalmente seguro, pois fica longe de qualquer aglomeração. Com os equipamentos certos, as pessoas podem aproveitar belíssimas viagens na natureza e se desconectar da rotina intensa e pesada da cidade grande.

O Sul do Brasil é um dos principais protagonistas quando o assunto é acampar. Lugares como Florianópolis (SC) e Ilha do Mel (PR) contam com belas paisagens naturais e litorais para se praticar o camping, mas ainda existem pontos incríveis em outros estados, como Paraty (RJ) e Chapada dos Veadeiros (GO). Essa é uma das melhores possibilidades de explorar o turismo doméstico, conhecendo diversos estados do Brasil com passeios seguros e que ainda cabem no bolso. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *