Variedades & Tecnologia

Mais de 100 bolsas serão oferecidas para brasileiros nos EUA

Oportunidades contemplam profissionais em meio de carreira, graduados em letras, doutorandos de qualquer área e professores/pesquisadores sênior e júnior

100 bolsas

A Comissão Fulbright no Brasil oferece oportunidades acadêmicas para brasileiros recém formados em letras, roteiristas, estudantes de doutorado, professores universitários e pesquisadores. No total, serão oferecidas mais de 100 bolsas em 11 programas diferentes nas melhores universidades dos Estados Unidos. Os benefícios serão concedidos no âmbito do Programa de Intercâmbio Educacional e Cultural do governo dos Estados Unidos e tem o objetivo de ampliar o entendimento entre a sociedade norte-americana e as de outros países.

As candidaturas para todos os programas devem ser feitas online no site da Fulbright Brasil até 1 de agosto para os programas já divulgados. As bolsas cobrem seguro-saúde, despesas de passagem aérea, manutenção nos EUA, visto J1 entre outros benefícios.

A grande novidade de 2021, além do aumento de bolsas nos programas FLTA, doutorado sanduíche e de professores visitantes, é que a Fulbright Brasil vai aceitar o Duolingo Test of English para inscrição nos programas FLTA e doutorado sanduíche. Para tirar as dúvidas dos candidatos, às 10h das  quartas-feiras do mês de junho serão realizadas lives no canal da Fulbright no YouTube com ex-bolsistas e os coordenadores dos programas. Os eventos são online e gratuitos.

Veja mais detalhes sobre as oportunidades:

Editais abertos:

  •  Doutorado sanduíche: estudantes de doutorado brasileiros em todas as áreas do conhecimento podem se candidatar a uma das 40 bolsas de nove meses de duração com início em agosto/setembro de 2022 e término em abril/maio do ano seguinte.  Confira o perfil dos selecionados para o programa de doutorado sanduíche  em 2020/2021.
  •  Bolsa para ensinar português: o Foreign Language Teaching Assistant (FLTA) oferece até 20 bolsas de nove meses de duração para brasileiros ensinarem português nos EUA. Os selecionados são alocados em universidades norte-americanas, onde auxiliam no ensino de português e frequentam cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de interesse dos FLTAs.
  •  Professor /pesquisador: professores e pesquisadores de todas as disciplinas, com mais de sete anos após o doutorado, podem-se candidatar a 20 bolsas de três ou quatro meses de duração para realizar pesquisas e/ou ministrar palestras em instituições de ensino superior ou centros de pesquisa nos Estados Unidos. O candidato deve apresentar carta de aceite da instituição anfitriã nos EUA.
  •  Professor/ pesquisador júnior: O programa oferece até 20 bolsas destinadas a jovens doutores, ativos no ensino de pós-graduação/graduação, em qualquer área do conhecimento, que possuam vínculo permanente com Instituições de Ensino Superior e/ou de pesquisa brasileiras. O programa tem duração de três ou quatro meses.
  •  Cátedra na Emory University: voltada para um professor/pesquisador para realizar pesquisa, cursos e ocasionalmente ministrar palestras e seminários para estudantes de pós-graduação na Emory University, Atlanta. As atividades devem ser relacionadas a áreas como humanidades; ciência; ciências sociais; artes, direito; biomedicina; saúde pública; enfermagem e administração..
  •  Cátedra em Estudos Brasileiros na Universidade de Massachusetts Amherst: para professores e pesquisadores com comprovada experiência nas áreas de relações raciais, estudos feministas/de gênero, movimentos sociais, políticas sociais, linguística e/ou antropologia cultural, ideologia de linguagem, sociologia política, economia política, história, estudos culturais e/ou comunicação. O selecionado deverá lecionar uma disciplina para pós-graduação, na sua área de especialidade.
  • Cátedra em Saúde Global na University of New Jersey, Rutgers: Oportunidade de ensino e pesquisa na área de saúde global para professores e pesquisadores brasileiros.
  •  Cátedra em Artes na Universidade de Indiana, Bloomington: Oportunidade para artistas e pesquisadores realizarem performances, pesquisas ou ministrarem cursos.
  • Cátedra em Saúde Pública na University of California, San Diego: oportunidade para professores e pesquisadores da área de saúde pública realizarem pesquisa e ministrarem aulas.

Editais confirmados a serem divulgados em junho:

  • Mestrado em Roteiro de Cinema – MFA: A oportunidade cobre todos os custos da pós-graduação em roteiro de cinema ou TV em escolas renomadas dos Estados Unidos.
  • Fulbright-Ruth Cardoso Chair at Georgetown University: bolsa para um pesquisador/professor sênior que atuem nas áreas de Antropologia, Ciência Política, Sociologia e História do Brasil, com enfoque em processos sociais e políticos contemporâneos;  para atividades de docência e pesquisa por até 9 meses.

 Veja todas as bolsas no site da Comissão Fulbright: www.fulbright.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *