Life&Style

Reformar é alternativa para mudar a decoração sem comprar novas peças

Restaurar, pintar e explorar diferentes materiais traz novidade para o ambiente

Reformar

Mudar a decoração é uma ótima maneira de renovar o clima da casa sem gastar muito ou precisar fazer uma obra completa. Pequenos itens como espelhos, quadros e objetos de cores diferentes já conseguem, de forma eficiente, dar a sensação de um espaço novo e diferente, sentimento buscado principalmente pelas pessoas que passam muito tempo em casa e acabam enjoando da decoração atual.

Ainda melhor do que comprar novos itens de decoração é reformar peças que já existem em casa, mas perderam a cor e o brilho com o passar do tempo. Lixar, passar uma nova demão de verniz ou pintar com uma tinta diferente são algumas das estratégias que valem para praticamente qualquer item da casa, permitindo que eles fiquem ajustados de acordo com o estilo de decoração escolhido. Confira algumas maneiras simples de renovar as peças.

Reformar móveis de madeira

Comprou um móvel antigo de madeira ou possui um que está há gerações na família? Reformar a peça pode ser uma boa opção, dando a ela um ar moderno e bonito. Para isso, o primeiro passo é ter certeza de que o item está livre de cupins, que podem prejudicar a peça. Depois, começa o restauro, lixando qualquer imperfeição, retirando lascas e pregos soltos e garantindo que partes extras, como gavetas e espelhos, estejam em boas condições. Depois, é preciso lixar a camada de verniz antigo, deixando a cor original do móvel em evidência. Ele pode ser tingido de outra cor ou seguir com a cor da madeira, mas deve, em qualquer caso, receber uma demão nova de verniz, importante para garantir a conservação e o bom estado da peça. Depois de novo, o móvel vira um ponto de destaque do cômodo. 

Pintar itens

Mudar a cor dos itens de decoração é a maneira mais simples e rápida de transformar o lugar, evitando a compra de novas peças desnecessariamente. Molduras de quadros e espelhos, porta-joias e até itens maiores, como cadeiras, podem ser pintadas com o auxílio de uma pistola de pintura ou um spray de tinta com a cor escolhida – processo que deve ser feito em ambiente externo, para evitar uma possível contaminação com a tinta. Além de pintar, as peças mais lisas e planas podem ser forradas com tecido, papel de parede ou outro material, dando uma textura interessante à peça, que pode ficar mais alinhada com o restante da decoração.

Combinar materiais

Para quem tem muitas peças antigas de madeira, ferro e outros materiais mais pesados e não deseja reformá-las, com o intuito de preservar a aparência original, ainda é possível mudar o estilo de decoração do ambiente. Pensar em cores e tecidos que passem mais leveza, contrastando com os tons escuros presentes do lugar, colabora para criar uma composição com mais camadas, além de evitar que a decoração fique sobrecarregada. Bordar uma almofada ou inserir uma colcha de retalhos para cobrir o sofá são ideias para deixar o ambiente mais pessoal e aconchegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *