Life&Style

Decoração retrô ou vintage conquista as cozinhas

Atmosfera nostálgica virou tendência neste cômodo da casa, proporcionando acolhimento e memória

Decoração retrô

Todos nós nos beneficiamos pelo conforto da modernidade e suas tecnologias, mas não há como resistir ao charme da decoração retrô ou vintage. A tendência é esta agora nas cozinhas que contam com elementos antigos para dar um ar de acolhimento. Diversas são as formas de investir na decoração retrô ou vintage para dar uma repaginada no ambiente. O cômodo tem o poder de proporcionar uma atmosfera nostálgica.

O clima do passado pode invadir o cômodo ao utilizar peças vintage que são, de fato, aquelas antigas provindas de outras gerações de família ou até mesmo adquiridas em lojas de antiguidades. Os elementos retrôs são mobiliários novos, mas feitos inspirados no design de décadas passadas. É importante entender os elementos e como encaixá-los nas cozinhas.

O importante ao utilizar esta tendência é se sentir em casa. Objetos que remetem à infância são uma boa pedida para que a cozinha fique com a sua cara, e não meramente seguindo o que está na moda. Se quiser uma peça nova, mas com ar do passado, o melhor é investir nas releituras retrôs.

A paleta de cores é importante para trazer esse clima do passado, como o uso de tons fortes e terrosos. Os azulejos apresentam múltiplas facetas. A maioria das pessoas tem lembranças das texturas deles em casas que já viveram. Uma opção mais contemporânea é o azulejo de metrô ou mesmo as pastilhas. O piso laminado, além de trazer aconchego, é fácil de limpar e pode dar uma nova cara ao ambiente.

Prateleiras abertas e bancadas de madeira podem ajudar no look vintage. Os lustres  clássicos e as luminárias antigas também trazem essa aura do passado. Antes de se desfazer de qualquer objeto, é possível pensar se pode utilizá-lo de outra forma. Pode ser que a casa de parentes mais velhos guarde relíquias que estejam deixadas de lado e possam ser reutilizadas. Feirinhas de antiguidade podem se tornar um passeio divertido para caçar itens para a sua cozinha vintage.

Para quem não pensa em grandes reformas, é possível utilizar esses utensílios com design retrô na cozinha. Não é difícil de encontrar batedeira e liquidificador com aspecto retrô, que faz com que as receitas se transformem em um túnel do tempo. Louças, fruteiras, moedores e outros objetos que fiquem aparentes na cozinha podem também trazer traços do passado. O importante é deixar a afetividade guiar a decoração e que o cômodo se torne um lugar de memória e aconchego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *