Variedades & Tecnologia

Reforma em casa: por onde começar?

Confira como um bom planejamento na hora da reforma garante tranquilidade e maior qualidade nos resultados

Reforma em casa

O tempo a mais que passamos dentro de casa durante este ano nos mostrou a importância de estar em um ambiente agradável. Afinal, quem não quer viver em um lugar que reflete os próprios gostos e a personalidade?

Para muitos, este período foi uma oportunidade de colocar a mão na massa e promover as mudanças que foram deixadas de lado por tanto tempo. Mas o preço que se paga para transformar o lar é enfrentar as temidas reformas, tão conhecidas pelos diversos problemas que surgem.

De fato, realizar reformas não é uma tarefa tão simples, mas também não é um bicho de sete cabeças. A empolgação para ter logo o resultado das obras, muitas vezes, acaba fazendo com que os proprietários deixem de lado uma obrigação básica que diminuiria ou até mesmo acabaria com as complicações que podem aparecer: o planejamento.

Ter uma ideia clara do que se pretende alcançar com a reforma é o primeiro e mais fundamental passo a ser definido. Isso porque algumas etapas de uma obra podem interferir na qualidade final de outras, como, por exemplo, a relação dos pisos com a pintura das paredes. 

Há quem diga que a melhor opção é começar pelo piso; outros, pela pintura. Contudo, é preciso avaliar cada caso para acabar não gerando maiores transtornos. Se você irá mexer com iluminação, elétrica ou estrutura, fique ciente de que é por aí que sua obra deve dar partida.

Detalhes importantes, muitas vezes, passam despercebidos, mas etapas como essa podem quebrar e furar paredes. Por isso, se a pintura for feita antes deste processo, ela terá que ser refeita. Então lembre-se: confira sempre se há necessidade de nivelamento ou acabamento antes de dar continuidade.

Outro ponto a considerar é o tipo de piso que será escolhido. Diferentes modelos precisam de diferentes instalações. Um piso vinílico, por exemplo, não causará sujeiras que podem manchar sua pintura. O mesmo não acontece com a cerâmica ou o porcelanato, pois, além do corte dos pisos gerar muito pó, os materiais utilizados para o assentamento podem respingar nas paredes. 

Como você pôde ver, vale mais a pena reservar um tempo para planejar um cronograma de obras do que se deixar levar pela emoção e acabar se precipitando. Pense no que precisa ser feito, em cada etapa e nas maneiras que elas podem interferir umas às outras, para, então, definir uma ordem.

Seguindo essas dicas e contratando os profissionais adequados, as reformas deixarão de ser complicadas para se tornarem mais práticas, rápidas e livres de transtornos, para você curtir a sua casa do jeito que merece. 

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *