Life&Style

5 dicas para usar espelhos como recurso decorativo

Redondo, quadrado, oval, retangular, em recortes, com e sem moldura: o que não faltam são opções de espelhos para deixar seu ambiente ainda mais moderno

dicas para usar espelhos

O espelho, sem dúvidas, é uma peça curinga em qualquer ambiente. Mais do que isso, inclusive, a peça é um dos poucos acessórios que ganha a unanimidade da arquitetura por combinar com tudo em qualquer estilo de ambiente. Muito embora a função dos espelhos seja refletir imagens, eles saíram do banheiro e ganharam a casa toda. 

Contar com espelhos na decoração oferece um toque de modernidade, além de valorizar as peças e móveis ao redor. E, para quem gosta de um ambiente mais vintage, optar por espelhos circulares ou ovais ajuda a construir o estilo.

Quando o assunto é harmonia de espelhos, não há regras. Redondo, quadrado, oval, retangular, em recortes, com e sem moldura, o que não faltam são opções para deixar a casa ou o apartamento ainda mais aconchegante e, em alguns casos, até maior.

Confira as melhores dicas para usar espelhos na decoração:

Espelhos sem moldura

Quem disse que espelhos precisam de moldura? Espelhos sem molduras deixam o visual de qualquer ambiente mais moderno, atual e despojado. Este tipo de acessório é perfeito para ambientes pequenos, sendo que o modelo que fica preso à parede é o queridinho dos designers de interiores e arquitetos.

Espelhos com moldura

Já os modelos emoldurados têm a capacidade de ganhar até um status de obra de arte, afinal, conferem um ar de requinte e sofisticação ao ambiente. Molduras mais rebuscadas – em madeira ou ferro – são ótimas para os cantos esquecidos da casa, como acima do aparador no hall de entrada, apoiadas no chão e encostadas à parede. Quanto às cores e texturas das molduras há um alerta: evite sobrecarregar o restante da decoração.

Espelhos para aumentar o ambiente

Quando aplicado no lugar correto, o espelho garante a sensação de amplitude do ambiente. Em corredores, lavabos e halls, por exemplo, os espelhos parecem ampliar o espaço. Um mural de espelhos pode ser aplicado em um local onde exista certa distância para visualização, criando mais profundidade no espaço e deixando o local mais amplificado.

Espelhos para ampliar a luminosidade

Ao receber luz natural, eles também aumentam a claridade do ambiente, e por isso mesmo, estão entre as melhores dicas para usar espelhos na decoração. Mas não apenas isso, alguns espelhos podem ser usados também para personalizar a iluminação, manipulando as luzes para atender às necessidades. Em locais estratégicos, por exemplo, os espelhos favorecem a entrada do verde da área externa para dentro de casa. 

Espelhos como matéria-prima de objetos decorativos

Muito além das paredes, os espelhos podem ser usados como mesa de centro, bandeja, lustre e outros inúmeros objetos decorativos, deixando o espaço mais chique, inusitado e moderno. Embora o “faça você mesmo” esteja ganhando espaço entre os brasileiros, para personalizar espelhos e obter um formato ideal, é indicado buscar um profissional que, com auxílio de uma lixadeira e instrumentos ideais, poderá executar o trabalho desejado em pouco tempo, de forma satisfatória e segura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *