Variedades & Tecnologia

Cursos gratuitos para profissionalização são disponibilizados na quarentena

Temas disponíveis envolvem empreendimento, agricultura, técnicas de desenho, entre outros

Cursos gratuitos

A impossibilidade de realizar cursos profissionalizantes e de extensão durante a pandemia tem preocupado muitos estudantes e pessoas que querem estar mais preparadas para ingressar no mercado de trabalho. Como forma de contornar a situação e incentivar o estudo durante este período, muitos portais e universidades estão disponibilizando conteúdo gratuito, que pode ser acessado pelo público.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) não ficou de fora, e está oferecendo cursos gratuitos em modalidade de educação a distância em várias unidades espalhadas pelo Brasil, com cursos profissionalizantes e de aprofundamento sobre diferentes assuntos, contemplando as mais variadas áreas de trabalho. Dependendo da unidade escolhida, é possível encontrar cursos de curta ou longa duração, dependendo do grau de ensino desejado.

Basta entrar no site do Senai para conferir a lista de cursos gratuitos disponíveis. Uma boa dica é procurar nos portais de unidades de outros estados do Brasil, já que a lista de opções pode mudar de acordo com a localidade. Os assuntos são variados, como empreendimento, com estudos sobre Propriedade Intelectual e Blockchain; agricultura, em cursos profissionalizantes para Assistente Ambiental e Operador De Processamento De Grãos E Cereais; e até tecnologia, com várias opções para entender a Indústria 4.0

Um grande destaque são os cursos de desenho: de moda, de móveis e desenho mecânico. É importante ficar sempre atento aos canais de informação oficiais da instituição para receber atualizações sobre a abertura de novos cursos e confirmação de matrícula.

Uma das exigências para realizar os cursos é ter uma conexão de internet para ter acesso ao material e às aulas. As aulas podem ser realizadas com o uso de um computador, notebook ou até mesmo celular Samsung, iPhone ou outro modelo, dependendo da disponibilidade do aluno. A matrícula dos cursos exige o envio da cópia de documentos pessoais e outros comprovantes, especificados nas informações na página de inscrição da unidade. No final, há a entrega de um certificado – também sem custos.

Cursos gratuitos durante a quarentena

Outras instituições, faculdades e portais de ensino também estão com iniciativas similares, disponibilizando conteúdo gratuito ou com desconto para incentivar uma melhora no currículo durante a quarentena. Além de cursos de ensino técnico e voltados para o mercado de trabalho é possível ter acesso a conteúdos curiosos e relacionados a hobbies, como culinária, jardinagem e desenho, que podem colaborar para manter a qualidade da saúde mental durante a pandemia. O MIT e universidades como Harvard, Berkeley, Columbia University e Boston são algumas da instituições que oferecem conteúdo para o público. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *