Variedades & Tecnologia

Google usa realidade aumentada para criar projeções de animais em 3D

Funcionalidade viralizou nos últimos dias, mas foi lançada em março e é alternativa para ver os bichos de perto durante o isolamento social

projeções de animais em 3D

Em meio à quarentena, uma ferramenta que usa a realidade aumentada (RA) para simular animais em locais alternativos tem feito a alegria dos usuários nas redes sociais. Lançado pelo Google, o dispositivo proporciona aos humanos uma experiência imersiva com os animais e um pouco de distração e entretenimento no período. Com várias possibilidades de interação, a plataforma disponibiliza projeções 3D de animais como jacaré, tubarão, cobra, leão e até dos já extintos dinossauros.

O dispositivo chama-se Google 3D Animals e não é novo. Anunciada pela empresa na sua conferência Google I/O de 2019, a tecnologia foi disponibilizada para os usuários em março. Com ela, as pessoas podem usar o celular para ver animais – há referências de várias espécies – em tamanho real em suas casas.

Para encontrar a função, é preciso pesquisar o nome do animal como “tigre”, “tubarão”, “cachorro” ou “dinossauro” no Google. Em seguida, logo abaixo das fotos, vídeos, links úteis e informações gerais sobre o animal, há um quadro escrito “conheça um [animal pesquisado] em tamanho real”, seguido de um botão “Veja em 3D”. Então, basta apertar a tecla e você conseguirá vê-lo em terceira dimensão. Há também uma tela interativa em que é possível ouvir ruídos e assisti-lo em todos os ângulos.

Além disso, existe a possibilidade de colocá-lo no ambiente em que você está. Para isso, é só clicar no botão “Veja no seu espaço”, permitir que o Google tenha acesso à câmera do celular e apontá-la ao chão. O animal aparecerá no espaço e, pelo sistema fotográfico, será possível movimentá-lo.

O recurso disponibiliza um botão para tirar fotos com os animais em 3D e a opção de fazer vídeos com os bichos. O último, no entanto, pode não funcionar perfeitamente em celulares mais antigos, fazendo com que o sistema trave. Nesse cenário, o recomendado é que todos os demais aplicativos sejam fechados também em segundo plano. Todas as interações consomem quantidades consideráveis de bateria.

A funcionalidade para ver projeções de animais em 3D está disponível para smartphones e tablets, seja para os dispositivos com o sistema Android – celulares de marcas como Samsung e Lenovo – ou iOS – dos usuários que usam o iPhone. Apesar disso, o recurso não é habilitado em computadores convencionais. Caso todos os passos anteriores tenham sido seguidos e, mesmo assim, não foi possível visualizar os animais, é provável que o celular não seja compatível com a tecnologia necessária para ativar o recurso. Agora, se o aparelho for Android e adequado para o recurso e, mesmo assim, ele não roda, é importante checar se o aplicativo Google Play Services para RA está instalado e atualizado. Em alguns aparelhos, a instalação não é necessária e todas as ferramentas podem ser acessadas diretamente no Google.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *