Atenção redobrada: como deixar os produtos de limpeza longe das crianças e dos pets?

Guardar os materiais de limpeza em locais altos e trancados é uma das formas de evitar acidentes

materiais de limpeza

Quem tem filho pequeno em casa sabe que o menor descuido pode causar um acidente grave. Tomadas, panelas quentes no fogão e objetos menores são apenas alguns dos riscos que podem existir dentro de uma casa, se não forem tomados os devidos cuidados.

O mesmo vale para os produtos de limpeza. Ao fazer a faxina do seu banheiro ou de outro cômodo da casa, é preciso tomar uma série de cuidados para evitar que as crianças entrem em contato com eles. O maior risco é a ingestão desses produtos, mas mesmo o toque físico na pele já pode causar alergias nas crianças.

O perigo não se resume apenas às crianças, já que animais de estimação também pode consumir produtos de limpeza por engano. Por isso, conheça alguns procedimentos que certamente irão deixar a sua casa mais segura e sem riscos de acidentes envolvendo esses materiais.

Armazene os produtos em armários altos

Uma recomendação fundamental é guardar os produtos de limpeza como, detergente, cloro, água sanitária, álcool, desinfetante e outros, em um armário alto. Por causa da altura, eles ficarão fora do alcance das crianças e dos animais.

Outra vantagem de colocá-los em um armário fechado é que eles ficam fora do raio de visão das crianças. Muitas vezes, o fato dos líquidos e das embalagens serem coloridos desperta a atenção dos pequenos, criando neles a vontade de pegar os produtos para brincar — o que pode causar os acidentes.

Por fim, lembre-se de trancar os armários, para garantir que, de fato, não existem chances de as crianças terem acesso aos produtos.

Guarde-os imediatamente após o uso

É bem comum que acidentes como a ingestão dos produtos de limpeza aconteçam quando os pais esquecem de guardar os produtos após utilizá-los. Uma pequena distração, como olhar algo no celular ou realizar outra tarefa em outro cômodo, pode ser fatal se as substâncias ficarem ao alcance das crianças.

Por isso, ao utilizar os produtos para fazer uma faxina na casa, tenha em mente que é imprescindível guardá-los imediatamente após o uso. Certifique-se de que as tampas estejam bem fechadas e coloque-os de volta no armário.

Descarte as embalagens

Quando o conteúdo de um dos produtos terminar, descarte a embalagem imediatamente, em um recipiente fechado e que também não seja de fácil acesso para os pequenos. As crianças ainda podem pegar as embalagens vazias para brincar e correm o risco de entrar em contato com vestígios presentes no interior delas.

Evite substituir as embalagens

Para a segurança das crianças, evite retirar os materiais de limpeza da embalagem original e colocá-los em outros recipientes, como garrafas de refrigerante. Essa mudança, somada ao fato dos líquidos serem coloridos, pode confundir as crianças e fazer com que elas tenham o interesse de ingerir o conteúdo.

Use os produtos longe das crianças

Quando for fazer a limpeza da sua residência, nunca deixe que as crianças fiquem no mesmo cômodo que você está utilizando os produtos. O cuidado deve ser redobrado caso você vá usar materiais abrasivos, como cloro e água sanitária. Eles são bem mais tóxicos e podem causar alergias se entrarem em contato com a pele das crianças.

O ideal é que elas fiquem em outro local da casa, com a supervisão de um adulto, para evitar qualquer chance de haver um acidente. Ao terminar a limpeza, guarde os produtos imediatamente.

Tome cuidado com o shampoo

Produtos de higiene pessoal também merecem atenção por parte dos pais. Shampoos e condicionadores podem ser altamente tóxicos se ingeridos, mas eles certamente despertam o interesse das crianças devido ao bom cheiro.

Portanto, o ideal também é manter esses produtos longe das crianças, retirando-os de um local seguro somente na hora do banho. Nesse momento, assim como ao escovar os dentes, é recomendado que um adulto esteja presente, para prevenir que a criança consuma os produtos cosméticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *