5 medidas simples que podem te ajudar a dormir melhor

Higiene do sono faz toda a diferença para a qualidade do seu descanso. Saiba que hábitos são fundamentais para dormir melhor. 

dormir melhor

Uma boa noite de sono é essencial para prevenir uma série de doenças e nos deixar dispostos para encarar o dia seguinte. No entanto, uma parcela significativa da população tem problemas para dormir. 

A solução é ter uma boa higiene do sono, mas você sabe o que isso significa? Não se trata de tomar banho, escovar os dentes e vestir roupas confortáveis antes de ir para a cama — embora isso também possa ser uma boa ideia. 

O termo higiene do sono diz respeito a uma série de bons hábitos que devem ser adotados para possibilitar uma melhor qualidade do sono. São mudanças simples de costumes, muito recomendadas por especialistas da área. 

Tenha uma rotina

Todo mundo sabe que ter uma rotina bem definida é muito importante para o sono das crianças, mas muita gente se esquece desse hábito na vida adulta. A verdade é que ter horários para deitar e levantar é uma boa ideia para todas as pessoas.

É claro que imprevistos acontecem, e tudo bem ir para a cama mais tarde no dia daquela festa. Contudo, durante o dia a dia, deitar-se na mesma hora é muito importante tanto para conseguir dormir melhor, quanto para ter uma boa noite de sono. 

Ter horários definidos também te ajudar a garantir que você vai dormir o suficiente, de seis a oito horas por noite, mesmo que tenha que acordar cedo para trabalhar. Após alguns dias, o corpo se acostuma, e muita gente passa até a conseguir levantar sem despertador — e na hora certa.

Prepare a mente e o ambiente

Um quarto com pouca iluminação, longe de barulhos e com uma temperatura confortável também tem tudo a ver com uma boa noite de sono. Você pode (e deve) investir em colchões e travesseiros ergonômicos e confortáveis para dormir melhor.

Além disso, é interessante sinalizar para o cérebro que está chegando a hora de “desligar”. Para isso, é bom evitar usar a cama durante o dia, para que ela fique associada à hora de dormir. Rituais de relaxamento, com um banho morno ou meditação à noite, também podem ser benéficos.

Assistir à televisão ou levar o celular para a cama não são hábitos recomendados, pois, eles prejudicam a liberação de hormônios essenciais para um bom sono. Além disso, as notificações nos mantém atentos. O ideal é deixar os aparelhos no modo silencioso e fora do quarto.

Cuide da alimentação 

Uma alimentação equilibrada é o segredo para que o corpo todo funcione bem, o que influencia na qualidade do sono. Alguns estudos mostram que quem ingere mais frutas e verduras costuma dormir melhor que quem abusa de carnes e produtos industrializados.

Além disso, é importante evitar se alimentar próximo ao horário de ir para a cama. Se não for possível, pelo menos, evite alimentos pesados e em grandes quantidades. Aliás, o ideal é sempre optar por refeições mais leves à noite, pois, a digestão delas é mais rápida.

Faça exercícios e tome Sol

Exercícios físicos regulares têm benefícios comprovados para a melhoraria do sono. Mexer o corpo estimula a produção de endorfina, que traz uma sensação de bem-estar que nos ajuda a relaxar e dormir. No entanto, é bom evitar as atividades intensas próximas à hora de repouso. 

Tomar Sol ajuda a regular o nosso corpo, sendo algo bom para a nossa saúde física e mental — e consequentemente para o sono. Fazer desse um hábito, de preferência, pela manhã, é uma ótima ideia.

Evite álcool, cigarro e estimulantes

Apesar de muita gente acreditar que eles ajudam a dormir melhor, cigarro e bebidas alcoólicas são hábitos que frequentemente estão associados a uma piora na qualidade do sono. Substâncias estimulantes, como café, chocolate, chá preto e energéticos, também não devem ser consumidas à noite. 

Inclusive, quem tem problemas para dormir deve evitar essas substâncias ao máximo, em qualquer horário. Se você não dispensa o café, a dica é tomá-lo somente pela manhã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *