Negócios & Serviços

4 novos negócios que surgiram nos últimos anos e vêm ganhando mercado

Modelos de compra e venda que atendem às necessidades do consumidor contemporâneo têm ganhado destaque

negócios

O mundo dos negócios é imprevisível, mas alguns formatos têm ganhado cada vez mais espaço ao inovar o mercado do mundo atual. Em geral, modelos de sucesso atendem às necessidades do seu tempo. Com a evolução da história da humanidade, as demandas e os tipos de consumo se modificam.

Prova disso é que modelos de sucesso contrariam estatísticas. Isso porque, mesmo em meio às crises econômicas globais, ao longo de toda a história, alguns formatos de negócios se sobressaem e crescem mais do que o esperado para a média dos setores.

Na era da internet, da tecnologia e da ascensão de discursos em torno do bem-estar pessoal e do meio ambiente, mercados que se engajam com esses temas têm mais chances de dar certo. O ano de 2020 marca o início de uma nova década e pode apontar para modelos de negócios de sucesso do futuro. Confira alguns exemplos.

Veganismo

A última década foi marcada pelo crescimento e pela popularização das redes sociais, acompanhadas de uma maior preocupação com o meio ambiente. Esses dois fatores juntos impulsionaram a politização da alimentação e, como consequência, o vegetarianismo e o veganismo se tornaram movimentos fortes com o passar dos anos.

Estima-se que, somente no Brasil, aproximadamente 16% da população se identifique como vegano ou vegetariano. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, é claro, não são apenas aqueles que não consomem produtos de origem animal que se interessam por produtos veganos.

Cada vez mais, as pessoas têm optado por produtos mais sustentáveis. Seja na alimentação, nos artigos de limpeza, nos cosméticos ou na moda. A consequência direta disso é que o vasto setor da indústria vegana e vegetariana é um dos que mais cresce no mundo todo, ultrapassando a taxa de crescimento dos outros segmentos da indústria, que fazem uso de animais em sua produção.

Aplicativos de entrega

Os serviços de delivery não são exatamente uma novidade no mundo dos negócios. Há muitos anos, já é possível pedir aquela pizza quentinha pelo telefone e recebê-la na porta de sua casa. Esse ato é tão comum que costuma fazer parte de filmes e séries. O que surgiu nos últimos anos, contudo, é a possibilidade de fazer pedidos por meio de aplicativos no smartphone.

Muito além da pizza do fim de semana, hoje em dia, os aplicativos são verdadeiras corporações. Entre os mais populares, estão aqueles que te possibilitam pedir em qualquer restaurante ou mercado cadastrado na plataforma. Existem, ainda, os que te possibilitam pedir ou enviar qualquer item para qualquer lugar.

Essa junção de delivery de alimentos e produtos com serviço postal, associada ao uso do smartphone, uma das invenções mais importantes do século, segundo o The New York Times, é uma receita de sucesso, sendo um campo ainda jovem, que pode ser vastamente explorado.

Serviços de streaming

Os mais jovens, conhecidos como geração Z e Millenials, nem sequer chegaram a conhecer as locadoras de filmes gravados em fita VHS, mas esse era o modelo mais próximo das plataformas de streaming que conhecemos hoje. Com crescimento que chegou a 200% no último ano, os sites de conteúdo audiovisual on-line chegaram para ficar.

Coaches 

Coach é a profissão que mais segue em alta no mundo. No Brasil, cresceu 300% só nos últimos quatro anos — os dados são da International Coach Federation (ICF). Vale lembrar que existem coaches para diversas áreas da vida: profissional, amorosa, relacionamento consigo mesmo e até mental.

O crescimento, contudo, vem acompanhado de muita polêmica. Isso porque, por ser uma profissão nova, ainda existem poucos estudos que apontem o quão esses métodos são verdadeiramente efetivos. De todo modo, há diversos relatos positivos sobre eles, e o mercado desses profissionais promete continuar crescendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *