Dicas & Destinos

Dicas para o bem estar de seu mascote durante as festas de fim de ano

Som alto, vai e vem de pessoas, comidas e odores em abundância, fogos de artifício e até mesmo as viagens… A agitação típica desta época do ano exige atenção especial com a saúde e o bem-estar do seu amigão, seja para ficarem em casa ou para pegarem a estrada juntos!

Quadros de intoxicação alimentar são as ocorrências campeãs entre os casos clínicos de emergência veterinária neste período do ano. O costume de oferecer os restos da mesa pode resultar em sérios problemas de saúde e até matar. O peru, o chester, o tender, os fios de ovos e todas as opções do nosso cardápio natalino podem causar, desde uma simples diarreia até levar o seu mascote a óbito. Fique de olho pois, muitas vezes quem oferece este tipo de comida ao animal, são as crianças e as visitas. Em qualquer dos casos, deve-se levar o animal imediatamente ao médico veterinário. E nunca medicá-lo por conta própria.

Outro problema sério é a ingestão de bebidas alcoólicas. O descuido ao pousar o copo num local acessível pode levar o animal ao coma com algumas lambidas.

O vai-e-vem e a agitação de pessoas na sua residência pode alterar o comportamento do animal. Mesmo os mais dóceis, podem se tornar agressivos diante de pessoas estranhas ao seu convívio.

E as costumeiras queimas de fogos podem provocar pânico nos animais. Suas reações são as mais diversas, desde as fugas (mais comuns) até ataques a outros animais e pessoas, ou até mesmo sofrer uma parada cárdiorespiratória. Existem terapias comportamentais (dessensibilização) e os remédios auxiliares que auxiliam no bem-estar emocional do pet e ajudam a acostumá-lo com os barulhos que lhe causam medo.

As regras valem, tanto para se a programação de vocês for em sua casa, como também nos festejos em outros destinos.

E, caso os planos incluam pegar a estrada, lembre-se dos cuidados básicos para com a saúde, proteção e bagagem do seu animal e escolha fazer o trajeto nos dias menos movimentados e nos horários mais frescos. O seu pet não merece passar horas dentro do carro num engarrafamento. Não esqueça um item essencial: a plaquinha de identificação com os dados dele e os seus dados de contato. Lembre-se de que se algo sair do controle e ele se perder, isso ajudará quem encontrá-lo a trazê-lo de volta para você.

edu-leporo-20

Aqui vão algumas dicas para manter o seu pet a salvo durante festividades:

– Não permita que ele compartilhe da ceia nem das bebidas durante as festividades. Fique atento ao seu animal e às visitas.

– Nunca o deixe sozinho fora de casa ou do local onde estão hospedados. Mesmo que esteja preso por uma guia. No pânico, eles podem roer a guia ou mesmo se enforcar.

– Verifique se os muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e se são adequados para conter eventuais fugas do animal. – Certifique-se de que quaisquer objetos afiados sejam removidos das proximidades.

– Ligue o rádio ou a TV e aumente aos poucos o volume de tal forma que se distraia e se acostume com um som alto. Assim não ficará assustado com o barulho intenso e inesperado dos fogos.

– Não leve os animais para shows de fogos.

– Identifique-o com uma plaquinha contendo o número do telefone da sua casa e celular.

– Em caso de viagem sem ele, deixe-o com alguém de confiança ou escolha um hotelzinho apropriado para animais. Deixe seu telefone de contato, da sua família e do veterinário.

– Na estrada, nunca deixe seu bicho dentro do carro sozinho. Mantenha o animal preso pela coleira ou na caixa de transporte caso tenha que sair com ele.

– Escolha os dias mais tranquilos e horários mais frescos para o trajeto.

– Consulte o veterinário sobre a possibilidade de aplicar uma sedação ou utilizar um calmante, caso ele tenha fobia de barulho.

A melhor maneira de garantir ao seu pet um feliz Natal e um próspero ano novo, é mantê-lo protegido e seguro nas festas.

LarissaLarissa Rios, fundadora da empresa e portal Turismo 4 Patas, é Turismóloga, especialista em Hospitalidade animal e roteiros de viagem e eventos pet friendly.

Acompanhe também nossas dicas no instagram @EmbarquenaViagem e use a hashtag #EmbarquenaViagem para marcar suas fotos de viagem, dicas de lazer, hospedagem, entretenimento e cultura.

Embarque na Viagem, o melhor do Turismo, Hospedagem, Lazer, Entretenimento e cultura

1 Comentário

  1. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *