Crie um spa em casa com esse passo a passo

Seguindo algumas dicas, é possível ter bem-estar e manter o autocuidado no conforto do seu lar

spa em casa

A pandemia global da COVID-19 tem forçado boa parte do mundo a ficar em casa. Isso porque a contaminação direta, entre uma pessoa e outra, é uma das principais formas de contrair o novo coronavírus, agente causador da doença. Com tanto tempo livre, muitas são as discussões em torno dessa estadia prolongada em nossas casas.

Hoje, em especial, vamos falar sobre autocuidado. É importante começar dizendo que hábitos que elevam o amor-próprio devem sempre receber nossa atenção. Não é só por causa da quarentena que devemos deixar de investir na beleza e no bem-estar. Contudo, o que esse momento pode nos trazer é o aprendizado de que dá para se cuidar sem sair de casa.

Um típico spa day pode ser feito no conforto do seu lar. Em geral, em estabelecimentos comerciais, ele inclui diversos tratamentos e uma variedade de serviços ao longo de várias horas que incluem alimentação balanceada, cuidados com pele, cabelos e massagem. Pronta para se organizar e ter um tempinho para você mesma e organizar o seu spa em casa? As dicas que apresentamos aqui podem ser seguidas semanalmente.

Reserve um dia para você

O primeiro passo é marcar o spa day. Nada de deixar para “quando der”. Faça disso um compromisso como qualquer outro. Escolha que dia da semana fará e se programe. O ideal é que você reserve um espaço com mais privacidade.

Isso também justifica a importância de optar por um dia e horário com antecedência. Pode ser aquela tarde que você estará sozinha em casa ou de manhã, quando parte da família ainda está dormindo, depende de cada caso. O importante é você respeitar o seu tempo, tendo seu espaço e sua privacidade respeitados.

Prepare o ambiente

Arraste os móveis para um canto, escolha uma música mais meditativa, acenda incensos, tenha óleos essenciais que aromatizam o ambiente: você escolhe como quer que seu spa em casa esteja. 

Uma dica legal é preferir aromas que relaxam e energizam. Pinheiro, jasmim e os cítricos são boas pedidas. O importante é garantir que um ambiente só para você foi construído e que você se sente confortável nele.

Comece com a reflexoterapia

Uma automassagem nas mãos e nos pés vai te ajudar a entrar no clima de spa, por isso, esse é o primeiro passo. Conhecida como reflexoterapia, a prática de estimular mãos e pés influencia todas as partes de nosso corpo. Como o nome já indica, é uma técnica que utiliza nossos reflexos para acessar partes corporais que não costumam ser tocadas.

Escalde os pés

Um escalda pés aromático é o próximo passo. Vale balde, bacia ou qualquer recipiente que caiba seus pés confortavelmente, submersos em água — que deve estar numa temperatura elevada, mas agradável. Pode acrescentar ervas, óleos e flores. Vale uma pesquisa para ver quais desses elementos tem as propriedades das quais você procura se beneficiar. 

Aliás, os benefícios são da água por si só são inúmeros. Ela melhora a circulação do sangue, proporciona o alívio no corpo inteiro, reduz o inchaço nas pernas, entre muitos outros. Há quem goste de fazer a esfoliação do pé em seguida. A prática é válida, mas não se deve exagerar. Por fim, é importante secar bem os pés após o procedimento para evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Use máscara de argila

Essa é uma velha conhecida de muitos de nós. A máscara de argila se popularizou nos últimos anos e tem diversos tipos com benefícios diferentes. Também é importante fazer uma pesquisa rápida para entender qual é a melhor para o que você deseja. A dica, aqui, é não deixar a máscara secar no rosto por completo.

As propriedades da argila também são muitas. Apesar de ser popular, principalmente, na forma de máscara, ela é um elemento importante da prática conhecida como geoterapia. Para outras aplicações, o acompanhamento de um profissional da naturologia é fundamental.

Tome banho e hidrate o corpo

Por fim, o mesmo banho que vai te ajudar a remover a argila do rosto pode vir acompanhando de uma super-hidratação do corpo e dos cabelos. Você pode fazer a hidratação já esteja acostumada em casa. Esse último passo encerra um momento do dia de autocuidado, no seu spa em casa, que vai trazer benefícios incríveis ao longo da semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *