Doação de sangue pode ser agendada

Os bancos de sangue pelo país estão enfrentando uma situação inédita. Apesar da costumeira falta de doadores, a pandemia da COVID-19 afastou mais os doadores por problemas que vão da dificuldade com transporte público ao medo do contágio.

Para aumentar o estoque de sangue, que se encontra em nível crítico em todo o país, o Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), que fica em Niterói, região Metropolitana do Rio de Janeiro, adotou novas medidas para doação de sangue no período da pandemia por Covid-19. Dentre as estratégias adotadas, existe a possibilidade de coleta de sangue por meio de agendamento prévio.

O agendamento da doação pode ser realizado no Hemonit através do telefone (21) 2629-9063 ou ainda diretamente no HUAP, localizado na Rua Marquês do Paraná, nº 303, térreo – Nierói/RJ. Os novos horários para doação de sangue são às quartas, quintas e sextas-feiras, das 7h30 às 12h30.

Importante lembrar que o ato de doar sangue é um procedimento absolutamente seguro e não corresponde a um risco no meio da pandemia. Procure o banco de sangue mais próximo da sua casa e ajude a salvar vidas.

Hemorio com coletas itinerantes

Para reduzir a necessidade, o Hemorio procurou alternativas para continuar a coleta. E à partir do dia 30/03, começará com projeto de ir aos condomínios, com hora marcada. Então quem quiser poderá doar sem sair de casa.

O Hemorio tem 25 locais de coleta pelo estado do Rio de Janeiro. O telefone para agendar doações é o 0800-282-0708.

  • Apresentar documento original, com foto, emitido por órgão oficial;
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
  • Pesar no mínimo 50 quilos;
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e hidratado. Se for pela manhã, fazer refeição leve, sem gorduras, como café, bolo, pão, cereais e frutas;
  • Estar com frequência cardíaca/pulso regulares, entre 50 e 100 batimentos/pulsação por minuto.

Impedimentos para doar:

  • Febre, diarreia, gripe ou resfriado;
  • Vacina contra sarampo nos últimos 30 dias;
  • Ingestão de bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Ter fumado 2h antes da doação;
  • Gravidez ou amamentação, se o parto ocorreu há menos de 12 meses;
  • Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
  • Riscos de doenças sexualmente transmissíveis;
  • Exame endoscópico nos últimos 6 meses;
  • Malária, Hepatite, AIDS, Doença de Chagas;
  • Diabetes tipos I e II ou insulinodependentes.
Doação de sangue

Pergunta e respostas sobre doação de sangue

É seguro doar sangue?

Sim, doar sangue é totalmente seguro. Não há nenhum risco de contaminação durante a doação de sangue, pois todos os materiais utilizados para doação de sangue são descartáveis e de uso único.

Quanto tempo dura a doação de sangue?

O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 40 minutos.

Quanto tempo leva para o organismo repor o sangue doado?

O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação.

É necessário estar em jejum para doar sangue?

O doador não deve estar em jejum de nenhuma forma, pelo contrário, deve estar alimentado e descansado, evitando alimentação gordurosa nas 3 horas que antecedem a doação.

O que é feito com o sangue doado?

Após a coleta, a bolsa de sangue é separada em componentes sanguíneos (concentrado de hemácias, de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar até quatro vidas.

Qual benefício em doar sangue?

O benefício para o doador é a satisfação de ajudar pessoas que não têm outra opção para a saúde – a não ser o sangue doado – e dependem de pessoas solidárias para seguir com a vida.

O que é sangue raro?

Sangue raro é um sangue com característica específica de baixa frequência na população e, algumas vezes, pode ser uma característica familiar.

Quem doa sangue tem atestado médico?

O inciso IV do artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) dispõe que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.

Serei avisado(a) se houver alteração no resultado dos exames com o sangue que doei?

Sim, o doador será comunicado em caso de alteração nos resultados dos exames realizados para orientação e/ou coleta de nova amostra.

É preciso documento de identidade para doar sangue?

Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto expedido por órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *