Variedades & Tecnologia

Coronavírus e a quarentena com os pets

Em tempos de isolamento social, por conta do coronavírus, separamos algumas dicas para manter a saúde e bem-estar dos peludinhos neste período de quarentena.

quarentena

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente, não há evidências ou comprovação de que animais domésticos, como cães e gatos, possam ser fonte de infecção da COVID-19. O contágio ocorre apenas entre humanos através do contato físico ou secreção de pessoas infectadas. Já a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) também ressalta que não há evidências de que os cães tenham algum tipo de papel na disseminação da doença.

No entanto, alguns cuidados, durante a quarentena, devem ser tomados pelos humanos para evitar qualquer risco a saúde do animalzinho. Segundo Thaís Matos, veterinária da DogHero, os tutores devem lavar a região dos olhos, nariz e boca, além das mãos com água corrente e sabão antes e depois do contato com os pets, assim como fazer uso do álcool em gel.

Pensando no bem-estar e saúde dos pets durante o período de quarentena, a especialista compartilha alguns cuidados essenciais para pais e mães de pet inserirem na rotina dos seus filhotes de quatro patas, deixando-os fora de qualquer risco.

Nada de máscaras nos animaizinhos

Em tempos de Covid-19, muitos pais e mães de pets se desesperam para garantir a saúde do animal. Mas manter a calma é essencial durante a pandemia. Agora que sabemos que não há evidência sobre contaminação com os animais, não é necessário colocar máscaras e nem passar álcool em gel nas patas dos pets. “A limpeza com água e sabão já é o suficiente para manter o cãozinho ou ou gatinho longe das bactérias. Também deve-se manter limpas as áreas em que ele faz as necessidades, incluindo tapetes higiênicos e fraldas, caso o pet use.”, alerta a veterinária.

Saúde do pet em primeiro lugar

É imprescindível manter a carteira de vacinação e a prevenção contra pulgas e carrapatos em dia, pois previne que o pet fique doente e contribui para a saúde dos pets e humanos em volta. De acordo com a veterinária, os tutores devem deixar água limpa e fresca sempre à disposição do animalzinho, a fim de manter a hidratação deles como de costume. Os potinhos também devem estar sempre limpos: “Uma dica é lavar os utensílios, brinquedos, caminhas e guias sempre com sabão e água corrente, assim o tutor evita o acúmulo de bactérias que podem prejudicar a saúde do pet.”, alerta a profissional.

Alternativas para manter a rotina do pet

A orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é evitar aglomerações e ficar em isolamento dentro das casas. Mas como fazer com os passeios diários dos cães e gatos? Segundo a veterinária da DogHero, caso seja necessário cancelar os passeios, os tutores podem investir em enriquecimento ambiental através de brinquedos interativos, brincadeiras, dar a alimentação em brinquedo inteligentes que incentivem o pet a “caçar” a comida, entre outros, para distrair o animal e fazê-lo gastar energia. “É importante ressaltar que, neste momento de isolamento, os tutores passarão mais tempo com os seus companheiros e será preciso deixá-los mais distraídos”, comenta Thaís Matos.

Caso o cuidador opte pelos passeios com o pet, ele deve sempre limpar as patas e as outras áreas do corpo eventualmente sujas com sabão e água corrente ou lenço umedecido. O procedimento também deve ser aplicado após as brincadeiras. “O tutor precisa ter atenção para não deixar as áreas úmidas e secar bem. Além disso, todos esses cuidados devem ser mantidos ao longo da vida do animalzinho, pois são básicos para que ele fique sempre saudável e trazendo muita alegria para nossas vidas”, finaliza a veterinária da DogHero.

3 Comentários

  1. Pingback: Embarque na Viagem

  2. Pingback: Embarque na Viagem

  3. Pingback: Embarque na Viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *